Aventura sobre quatro rodas

0
Criado em 17 de Maio de 2013 Extremos
A- A A+

 

 
Conheça a história de uma turma de aventureiros que pretende viajar de Belo Horizonte a Miami, nos Estados Unidos, de carro
 
 
 
Pollyanna Lima
De Belo Horizonte a Miami é um caminho longo, concorda? Imagine, então, percorrer 15 mil quilômetros de carro! Pois é essa viagem, uma aventura para lá de inusitada, que o advogado e administrador de empresas José Eugênio de Avelar Monteiro de Castro, o Zeca, 50, e sua turma estão prestes a fazer.
A ideia da viagem surgiu de maneira bem lúdica. “Quando meus dois filhos eram pequenos, minha esposa e eu costumávamos viajar pelo Brasil de carro. Nessas viagens, eu contava a história de um amigo fictício que morava na Amazônia. Esse amigo, chamado Niguitin, também era um viajante e passava por muitas aventuras pelo país. Acontece que, no último episódio dessa história, Niguitin foi para os Estados Unidos de carro. A partir de então, o desejo de efetivar esse sonho se tornou um objetivo para nós”, conta.
O início dessa aventura será em janeiro de 2014 e tem como foco principal a família. Zeca quer aproveitar o momento para se aproximar mais de seus filhos, Henrique Porcaro Monteiro de Castro, 25, e Guilherme Porcaro Monteiro de Castro, 23. Segundo ele, ao estarem juntos, dentro de um automóvel, durante quase 60 dias, eles terão a oportunidade de se conhecer ainda mais. “Se um pai consegue passar dois meses em um espaço de três metros quadrados com seus dois filhos, nada mais poderá separá-los”, brinca.
Um passeio tão incomum não poderia se restringir a três pessoas, então, Zeca e seus filhos resolveram acolher mais dois integrantes: o gerente regional de vendas João Batista Fernandes, 56, e a amiga e afilhada do advogado, Marcela Porcaro Rausch, 27.
 
 
Reality show
E essa turma não fechou por aqui. Ao saber da aventura, o empresário e produtor cultural Inácio Ribeiro Neves resolveu entrar na jogada, promovendo um documentário sobre a aventura. Junto com Henrique Mourão e Fernando Lima, Inácio acompanhará a expedição em outro veículo para gravar toda a viagem de Zeca e sua turma.
O documentário será exibido pela Zenólia Filmes. A equipe pretende transformar os vídeos em uma série de TV, com 13 episódios. Eles serão apresentados em formato de reality show e contarão as emoções vividas por uma família que vai de Belo Horizonte a Miami sobre quatro rodas.
E essa turma possui um histórico bem aventureiro. Muitos participaram de longas viagens pelo Brasil e pelo mundo. “Mas uma expedição como essa, com toda essa turma unida, será a primeira vez. Estamos cientes de que passaremos por obstáculos e intempéries, mas pre- tendemos vencer as dificuldades juntos, como uma grande família”, salienta Zeca.
 
 
Cuidados
Como não se trata de uma expedição simples, os viajantes de plantão já estão providenciando tudo o que é necessário para que o percurso seja o mais tranquilo possível. “Licença para filmagens em todos os países, documentação, mapas, seguros e diferentes moedas são algumas questões que estão sendo resolvidas. Serão mais de 15 mil quilômetros de chão, 12 países, e muitas novidades de encher os olhos de qualquer um”, reforça Zeca.
Sonhos
Enquanto cuidam dos detalhes, os aventureiros aguardam ansiosos pelo grande dia. A turma quer conhecer cada pedacinho por onde passar. Visitar uma tribo indígena, surfar, praticar esportes radicais e fazer amizade com nativos são alguns sonhos a serem realizados.
“Pretendemos aproveitar cada momento para que, ao fim da jornada, tenhamos a satisfação de dizer que tudo valeu a pena. Voltar para o Brasil com muitas lembranças, uma grande bagagem cultural e inúmeras histórias para contar. Queremos conhecer, principalmente, o que não é divulgado. Viver a cultura do dia a dia de cada país que visitarmos e contemplar as belezas que não são exploradas pelo turismo”, afirmam os integrantes da turma.
João, em especial, diz que tem interesse particular por Cuba, um país que, em sua avaliação, tem uma grande história e cultura. “No geral, espero conhecer mais sobre os países da América e descobrir o que cada cultura pode agregar para a minha vida e para o meu crescimento pessoal”, pondera.
Já Zeca está curioso para conhecer Roraima, um Estado brasileiro de que pouco se falam. “Esse será o último Estado a ser visitado dentro do país. Pretendemos contemplar o Monte Roraima, que se encontra na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana”, diz.
Henrique Castro guarda um desejo especial de contemplar o mar do Caribe e passear por Nova Orleans, uma cidade dos Estados Unidos muito conhecida por suas influências culturais francesas e pelos famosos festivais de jazz.

 




AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Mais. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Mais poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.