CARBOIDRATO À NOITE ENGORDA?

POR LUCAS MENDES PENCHEL*

Criado em 06 de Abril de 2016 Equilíbrio
A- A A+

O SITE “CIÊNCIA INFORMA”, em seu artigo “Nutrição – Carboidra­to à noite engorda?”, afirma que, no terrorismo nutricional em que vivemos atualmente, o carboidrato não poder ser ingerido à noite não passa de uma das milhares regras nutricionais sem embasamento científico e que só geram “neura” nas pessoas.

Para quem deseja o emagrecimento, o questionamento mais frequente é se essas pessoas devem restringir a quantida­de de carboidrato à noite. Ora, sabemos que a retirada do car­boidrato na dieta é benéfica quando há a redução do consumo calórico. Por exemplo: em um jantar que contém arroz, salada e carne, é indicado retirar o arroz e manter a salada e a carne. Isso se o treino ocorrer depois dessa refeição.

Mas, se o treino foi feito antes do jantar, a retirada do car­boidrato na dieta passa a não ser recomendada, pois o consu­mo de carboidratos após o treino é muito importante.

É verdade que níveis hiperglicêmicos antes de dormir po­dem levar à redução dos níveis de melatonina e GH, hormô­nios que, nesse momento do dia, geralmente deveriam estar elevados. Por isso, não devemos ficar restringindo os alimen­tos, mas, sim, manter um controle equilibrado e seguir uma alimentação adequada, longe de mitos e de regras nutricionais não comprovadas cientificamente.

Referências: Sofer et al. Greater Weight Loss and Hormonal Changes After 6 Months Diet With Carbohydrates Eaten Mostly at Dinner. Obesity (2011) 19, 2006-2014.

*Médico esportivo e nutrólogo com especialização em nutriendocrinologia
Endereço: avenida Afonso Pena, 3.924, sala 306, bairro Mangabeiras
Contato: (31) 3234-7622 ou (31) 8408-4114




AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Mais. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Mais poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.