Ele voltou mais irresistível

Novo Corolla

0
Criado em 08 de Outubro de 2014 Veículos

Fotos: Toyota/Divulgação

A- A A+

Décima primeira geração do sedã japonês ganhou design mais esportivo e jovial

Lisley Alvarenga

COMERCIALIZADO NO PAÍS DESDE MARÇO deste ano, com pre­ços que variam entre R$ 66.570 e R$ 92.900, o Novo Corolla 2015, veículo mais vendido na história da indústria automo­bilística mundial, definitivamente quer voltar a ser o sedã médio mais vendido do Brasil. Para isso, predicados não faltam para surpreender seus admiradores. O novo modelo, além de reunir qualidade construtiva úni­ca, design elegante e moderno, e power­train de última geração, vem com desem­penho superior, pacote de equipamentos de conveniência exclusivo, amplo espaço interno e itens de segurança mais sofisti­cados que veículos da mesma categoria.

O novo modelo da Toyota tem quatro versões: GLi 1.8L com transmissão ma­nual de seis velocidades; GLi 1.8L com transmissão automática multidrive, que simula sete velocidades no modo drive e no modo sequencial, por meio de trocas na alavanca de transmissão; e XEi e Altis, ambos 2.0L e equipados com transmissão automática multidrive, que simula sete velocidades no modo drive e ainda ofere­ce ao motorista trocas de marchas manu­ais no modo sequencial, tanto na alavanca do câmbio quanto por meio de borboletas localizadas atrás do volante.

NOVIDADES

No Novo Corolla, a carroceria está mais rígida em comparação com a geração anterior. Também houve melhoria na rela­ção de direção, que ficou 8% mais direta, bem como o posicionamento do volante, reduzido em dois graus – para um ângulo que privilegia esportividade e conforto.

Outra revolução diz respeito ao espaço interno. O modelo oferece 2,7 m de en­tre-eixos, 10 cm a mais do que a geração anterior. Também foram adotados bancos dianteiros mais finos. O desenho do Novo Corolla possibilitou, ainda, a realocação das caixas de rodas para as extremidades da carroceria, proporcionando mais co­modidade a todos os ocupantes.

Os bancos receberam espumas de revestimento mais densas e tiveram au­mentadas as abas laterais, acomodando de maneira mais ergonômica o corpo dos ocupantes. Também houve melhora no ajuste de altura do banco, deslocando-se verticalmente de 4,5 cm para 6 cm. Já o ajuste de profundidade foi ampliado de 24 cm para 26 cm. Para incrementar ainda mais o espaço para o motorista, o conjun­to dos pedais foi deslocado em 1 cm para frente.

O nível de ruído interno foi trabalhado para privilegiar o silêncio a bordo. Mantas acústicas estão espalhadas por diversos pontos da carroceria, isolando os passa­geiros. Também foi adotado um carpete com tratamento especial no assoalho. A 100 km/h, o Novo Corolla gera 63.8 deci­béis, contra 66.6 decibéis registrados pela geração anterior.

MOTOR

O Novo Corolla conta com dois tipos de motorização. O primeiro, 1.8 L Fle­xfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, rende 139 cv a 6.000 rpm quando abas­tecido com gasolina e 144 cv, também a 6.000 giros, com etanol. O torque máxi­mo nessa configuração é de 17,7 kgfm (com gasolina) e 18,4 kgfm (com etanol), sempre a 4.200 rpm. Já o segundo, 2.0 L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvu­las, rende 143 cv de potência a 5.600 rpm quando abastecido com gasolina e 154 cv de potência a 5.800 giros com etanol. O torque máximo nessa configuração é de 19,4 kgfm a 4.000 rotações (com gasolina) e 20,3 kgfm a 4.800 giros (com etanol).

DESEMPENHO E ECONOMIA

O conjunto formado por aerodinâmi­ca, motor e transmissão, aliado à adoção de pneus com baixa resistência à roda­gem, tornou o Novo Corolla superior à sua já consagrada geração anterior. Em linhas gerais, o modelo, na sua versão 2.0 L, está 15% mais rápido no teste de aceleração de 0 a 100 km/h e 27% mais ágil no teste de retomada entre 80 km/h e 100 km/h. Nos modelos equipados com a transmissão multidrive, o Novo Corolla precisa de 9,6 segundos para ir da imo­bilidade a 100 km/h, quando abastecido com etanol. 




AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Mais. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Mais poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.