Promessas do voleibol

Vôlei

0
Criado em 26 de Março de 2014 Talento
A- A A+
Dupla betinense demonstra, desde cedo, que tem garra e potencial de sobra para conquistar competições nacionais nas quadras e na areia
 
Pollyanna Lima
 
Cada dia que passa, Betim conquista maior visibilidade entre os municípios mineiros quando se fala em talentos na beleza, nas artes e no esporte. Uma demonstração disso pode ser exemplificada pela dupla de voleibol Ana Patrícia Silva Ramos, 16, e Anna Clara Machado Carvalho, 16, que, apesar da pouca idade, já demonstram disciplina e determinação tanto na quadra quanto na areia. Atualmente, essas atletas representam Minas Gerais no Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia, que é o campeonato brasileiro da modalidade. Elas também atuam pela equipe da Prefeitura de Betim nas competições regionais e estaduais, e no ano passado foram campeãs mineiras nas categorias sub 21 e adulto.
 
Para se preparar para as competições, a dupla treina seis vezes por semana, sob a batuta do técnico de voleibol Giuliano Sucupira, que também é campeão mineiro no vôlei de praia. Mesmo com pouco tempo juntos, eles já alcançaram muitas vitórias, como o campeonato brasileiro de vôlei de praia 2013, campeonatos estaduais e metropolitanos, entre outros.
 
O treinador não mede palavras para tecer elogios a suas pupilas. “A Anna Clara joga comigo desde a categoria pré-mirim, quando tinha 13 anos, e ela sempre foi um grande destaque da nossa equipe, uma jogadora completa e muito guerreira. Convoquei-a para a Seleção Mineira de Vôlei de Praia no ano passado e neste ano vamos seguir com o trabalho. Já a Ana Patrícia foi indicada por um grande amigo, o professor Augusto Figueiredo, e, por seu grande potencial, também a convoquei para a Seleção Mineira. Essa atleta tem tudo para ser uma das melhores do Brasil no vôlei de praia. Trabalhar com as duas, que têm um grande futuro no voleibol devido ao grande talento e tamanha dedicação, é um privilégio”, orgulha-se o treinador.
 
 
Ana Patrícia conta que começou a se interessar pelo voleibol nas aulas de educação física, aos 14 anos. “Desde muito nova tenho uma verdadeira paixão por esportes, em especial, pelo vôlei. Sempre assistia aos jogos e isso fazia crescer em mim, a cada dia, o desejo de ser uma jogadora profissional”, explica a atleta.
 
Há apenas oito meses, participando dos Jogos Escolares de Minas Gerais ( Jemg) da sua cidade natal, em Espinosa, no Norte de Minas Gerais, que Ana Patrícia conheceu o professor Augusto Figueiredo. Foi ele quem lhe contou sobre a seletiva para o Sucupira, de Betim. “Consegui convencer os meus pais a me trazer para cá e, desse dia em diante, minha vida se transformou totalmente. Agora, faço parte de uma equipe federada que disputa competições oficiais. Atualmente, moro em Betim e estou tendo a oportunidade de fazer o que mais gosto”, comemora.
 
A jovem atleta salienta que sempre teve o apoio da família e que esse foi o fator determinante para que ela conseguisse atingir todos os objetivos que já alcançou. “Recebo apoio de todos, especialmente, do meu pai e da minha mãe, que, mesmo de longe, sempre estão atentos a tudo. Ser uma campeã do vôlei é o maior sonho da minha vida, e essa é uma meta que vou buscar com muito empenho e dedicação”, salienta Ana Patrícia.
 
Fotos: Deivisson Fernandes
 
Com Anna Clara, não foi diferente. Seu interesse pelo voleibol também veio logo cedo. Quando tinha 9 anos, ela começou a jogar vôlei e, aos 12, entrou para um time de competições. “Sempre gostei muito de esportes e tenho o sonho de ser uma jogadora de referência do Brasil. Para isso, treino constantemente, mantendo o foco e a determinação de ser uma campeã”, reforça a atleta.
 
Anna Clara é de Betim e também tem total apoio de sua família em sua puxada rotina, na qual tem de conciliar estudo diário, treinos pesados e diversas competições. “Meus familiares sempre me apoiam e fazem de tudo para que eu consiga realizar meu sonho. Com isso, consigo organizar meu tempo e participar de campeonatos em outros Estados, como as competições que disputei em Brasília, João Pessoa, Maringá e Fortaleza”, conta a jogadora.
 
Apoio e patrocínio
O treinamento da dupla faz parte do Viva o Esporte, programa esportivo gratuito da Secretaria Municipal de Esportes que atende todas as categorias do voleibol, tanto para meninos quanto para meninas. Por enquanto, as talentosas atletas ainda não têm patrocínios, mas elas contam com o apoio de alguns parceiros que as auxiliam com bolsa de estudos, material esportivo e preparação física, que, segundo Sucupira, são essenciais para o desenvolvimento do trabalho com a dupla.
 
“É muito importante salientar que a parceria entre a Secretaria de Esportes de Betim e a Federação Mineira de Voleibol é promissora. Contamos ainda com o apoio do Colégio Educare, da Academia Volts, da Penalty e, sempre que necessitamos, temos o Pingo D´água Country Club, que está sempre a nossa disposição para treinamentos. Mas também estamos em busca de patrocinadores que queiram investir em mais competições de nível nacional”, reforça o técnico.
 
 
Projetos
No momento, a dupla se prepara para o Circuito Banco do Brasil Sub 19 e Sub 21 de vôlei de praia 2014 e para os campeonatos metropolitano e estadual de vôlei de quadra. “Além disso, estamos aguardando futuras convocações para competições internacionais com a seleção brasileira”, finaliza Sucupira.



AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Mais. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Mais poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.