A hora do 'sim'

Sarau Betim convida noivas para verem de perto a realização do sonho de uma cerimônia e de uma festa de casamento organizadas e bem-sucedidas

Criado em 28 de Setembro de 2016 Capa
A- A A+

Patrícia Giudice

São poucos passos até o altar, poucos minutos até o esperado “sim”, poucas palavras até o momento de jurar amor eterno, na alegria ou na tristeza. Mesmo em cenário de crise econômica, casais se viram como podem para realizar o sonho do casamento. A cerimônia pode ser rápida e compacta, ou demorada e grandiosa, com ou sem festa, mas alguns detalhes, preparados com muito cuidado pelos noivos, enchem os olhos dos convidados e fazem a alegria das famílias. O que nem todos conseguem imaginar é o quão é complexo – apesar de prazeroso – planejar e formatar esse momento.

Buscar uma ajuda profissional e contratar as empresas certas garantem quase 100% de acerto do evento, tudo para que os convidados postem muitos cliques nas redes sociais e saiam encantados. É por isso que eventos como o Sarau Betim, realizado anualmente em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, são organizados. O intuito é apresentar a noivas e noivos os melhores serviços e fornecedores do mercado nesse segmento.  O Sarau, que ocorre na cidade há quatro anos, é exclusivamente voltado para o casamento e tem diferenciais que garantem público e bons parceiros.

A palavra “sarau” deriva do latim “sérum” e faz referência ao entardecer, ao pôr do sol. No século de 19, esse tipo de evento era, comumente, organizado com o objetivo de se compartilharem experiências, num clima mais próximo e aconchegante. É exatamente essa a proposta do Sarau Betim, ou seja, proporcionar aos noivos um ambiente em que eles possam, de maneira prática, ter contato direto com alguns dos melhores fornecedores, sem a necessidade de se deslocar para visitar vários locais, o que é essencial nos dias atuais, em que não se tem tempo suficiente para resolver todos os problemas cotidianos. Então, no Sarau, é se sentar, apreciar, idealizar ali mesmo o dia D e negociar.  “Tudo está ali – bifê, barman, grupos de apresentações musicais e muitos outros serviços –, e isso facilita muito para o cliente na escolha. Temos diversos casos de noivas que participaram do Sarau e escolheram especificamente os profissionais que estavam no evento exatamente por causa dessa amostragem”, conta Fernando Santos, organizador do evento.

Bruna Cotta Diniz é assessora de casamentos e viu no Sarau a oportunidade que precisava para fazer seu negócio crescer. Nas feiras, conseguia apenas entregar cartões e folhetos sobre seu serviço. No Sarau Betim, alcançou o gosto das noivas e mostrou para elas a importância de se ter um assessoramento direto para que tudo dê certo antes, durante e depois da cerimônia e da festa. “Gosto do evento e participo de todas as edições. Possui um formato menor do que o de uma feira e uma concorrência menor entre fornecedores, o que é vantajoso para nós, profissionais do ramo. É bem focado no público-alvo. Foi o único evento de noiva em que tive retorno dos casais e noivos felizes com o resultado”, relata Bruna.

Para as noivas, o encontro é uma oportunidade de conhecer todas as tendências e as possibilidades de composição tanto da festa quanto da cerimônia. Como as vagas para participar do evento são limitadas – as inscrições devem ser feitas pelo site saraubetim.com.br –, cada fornecedor consegue dar uma atenção especial aos futuros clientes. “No Sarau, é possível explicar todo o trabalho de assessoria e cerimonial e transmitir tranquilidade aos casais, sobretudo às noivas. O evento permite que criemos um vínculo com a noiva”, ressalta Bruna Cotta.

A profissional diz que acompanha o casamento desde o início de sua concepção até depois da festa. Ela prepara um projeto, contata fornecedores, realiza reuniões mensais e inúmeras outras ações que facilitam a vida dos clientes.  “Nossas noivas não ficam loucas nem preocupadas com nada. Acompanhamos tudo, e isso é fundamental para o sucesso do evento. É um trabalho de ‘personal’ mesmo”, compara.

A história do Sarau

O Sarau Betim foi idealizado por Fernando Santos, proprietário da Áudio Mídia, que oferece projetos de luz e som para festas, e da Self Cabine, uma cabine onde os convidados fazem a própria foto para guardar como lembrança da festa. A primeira edição do Sarau aconteceu em 2012, quando profissionais do segmento em Betim sentiram falta de um evento que se diferenciasse das tradicionais feiras de noivas. “Normalmente, as noivas vão a feiras apenas para ver os profissionais e pegar cartões e folhetos. No Sarau, não. Elas veem tudo pronto. No espaço onde realizamos o encontro, que já é próprio para festas, demonstramos todos os serviços às clientes. É como se elas estivessem assistindo a uma cerimônia de casamento e, depois, a uma festa”, conta Fernando.

Com o Sarau, Fernando garante que as noivas não voltam para a casa cheias de cartões e com poucas decisões tomadas. “Em nosso evento, nosso público-alvo já ouve o som da banda, degusta o bifê, conversa com assessores, idealiza decorações, dimensiona o espaço do salão, experimenta o drinque do barman que pode ser oferecido em sua festa. Enfim, são inúmeros detalhes que elas conseguem visualizar para, a partir dali, já darem início a seus preparativos. “Nossa preocupação é que o evento reúna sempre os melhores e mais consolidados profissionais do ramo. Temos empresas parceiras conceituadas, que participam conosco desde o início”, afirma.

Ao longo dos anos, o evento se aperfeiçoou, segundo diz Fernando, e, atualmente, consegue mostrar para as noivas todo o arcabouço de itens e serviços que não podem faltar no casamento. “O Sarau Betim se aproxima, cada vez mais, do gosto das clientes e do que elas buscam de verdade, pois acompanha as tendências de mercado e apresenta boas opções com preços negociáveis. “Desde a primeira edição, verificamos que esse formato agradou muito por conta do formato e de nossa preocupação em oferecer sugestões de serviços compatíveis com a atualidade”, diz o idealizador do Sarau. Assim, ainda que o evento tenha a participação de empresas tradicionais e conceituadas novidades tanto de serviços quanto de fornecedores são apresentadas a cada edição. Fernando cita o exemplo de uma tendência atual: os chamados miniweddings, que são casamentos com um número restrito de convidados e bastante sofisticados. Outra novidade são os carrinhos e bike foods de doces, guloseimas e o que mais a imaginação permitir. As cabines de fotos também são outra atração nova, que já se transformou, aliás, na sensação das festas de casamento, oferecendo a todos uma lembrança criativa daquele momento.

Nada de crise

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, a cada ano, acontecem mais de 1 milhão de uniões em todo o país. São casamentos e recasamentos, muitos embalados por uma grande festa e uma bela cerimônia. Conforme aponta a Associação Brasileira de Eventos Sociais (Abrafesta), o mercado de casamentos movimentou entre 2014 e 2015 R$ 16,8 bilhões no Brasil.

A estimativa da Abrafesta é que, para se preparar uma cerimônia de casamento, seja necessário reunir em torno de 40 serviços diferentes. Fotografia, maquiagem e cabelo, massagens, músicos, mestres de cerimônia, bifê, convites, vestido, terno, damas e pajens, lembrancinhas, bolo, espaço. A lista é bem longa e, por isso, há a necessidade de que profissionais especializados sejam um investimento importante na organização.

Segundo Fernando Santos, os casais não deixaram de celebrar o momento por causa da crise econômico-financeira que o país atravessa há algum tempo. “As festas continuam acontecendo. O que notamos no mercado é que o casamento, hoje, não é preparado mais para 600 pessoas, mas para aproximadamente 200 convidados. Talvez essa tenha sido a forma que os noivos encontraram de ‘burlar’ a crise para não deixarem de realizar o sonho do casamento ou talvez seja essa mais uma tendência. Portanto, o número de pessoas convidadas diminuiu, mas o volume de eventos, não”, finaliza.

A missão é fotografar emoções

Fotografar o amor. Lucas Abraão, fotógrafo especialista em casamento, entende que é esse seu trabalho. Parceiro do Sarau Betim há várias edições, ele estará no evento, no dia 29, mostrando como tão bem eterniza momentos especiais. “Tenho um estilo de fotografar diferente, que foge do tradicional. Fotografo emoções”, afirma.

E, mesmo num mercado tão disputado, Lucas se destaca. Ele faz parte das maiores associações de fotógrafos de casamento do mundo, a Wedding Photography Select, a Fearless Photographers e a Inspiration Photographers. São sete anos de estrada, atendendo a casais de Betim, Belo Horizonte e de qualquer parte do país e do mundo, com exclusividade, contato direto e acompanhamento de todas as etapas do casamento. “Crio uma proximidade com o casal, preciso saber da história dele, do que eles gostam, do que já fizeram juntos. Isso reflete nas imagens”, explica. A ideia principal é traduzir nas fotos a identidade do profissional e do casal. “Tenho a alegria de me divertir enquanto trabalho. Fotografo de uma forma natural, espontânea e sem clichês. Por esse motivo, minhas fotos têm emoção, naturalidade, são coloridas e cheias de vida”, complementa Lucas.

 A fotografia de casamento envolve um trabalho antes da cerimônia e da festa, durante esses dois eventos e também depois. Exatamente por isso, durante o Sarau Betim, Lucas e sua equipe conseguem dar uma atenção individualizada a cada casal. Recentemente, em parceria com a fotógrafa Jéssica Nery, especialista em família e em recém-nascidos, Lucas Abraão abriu um grande estúdio em Betim, diferenciado e com espaço exclusivo para o atendimento de casais. O estúdio fica na avenida Edméia Mattos Lazzarotti, 2.901, 1° andar, no bairro Ingá. O telefone de contato é 31-2571-1818. É ligar e agendar uma visita!

Serviço
Sarau Betim: 29 de setembro,
às 18h, no Restaurante e Espaço
para Eventos Porteira Velha
(Rodovia 381, KM 489, Betim)
Inscrições: www.saraubetim.com.br
Entrada: gratuita



AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Mais. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Mais poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.