A versão da liberdade

CAMARO CONVERSÍVEL

0
Criado em 15 de Julho de 2014 Veículos

Fotos: Divulgação

A- A A+

Lançado pela Chevrolet, novo Camaro modelo conversível traz capota com acionamento elétrico e motor V8 de 406 cv

Renata Nunes

SEJA ELE AMARELO OU NÃO, POR ONDE PASSA, o Camaro chama a atenção, por seu design arrojado e motor potente. Agora, o veículo, que é objeto de desejo de grande parte dos amantes da velocidade e dos esportivos de luxo, vai ganhar ainda mais destaque com a ver­são conversível, lançada no mês passado pela Chevrolet. Quem o comprar poderá desfrutar do prazer de dirigir um conversível com capota de acionamento elétrico, totalmente reba­tível, e que traz liberdade sem abrir mão da performance. Comercializado por R$ 239.900, R$ 17.804 a mais que a versão já conhecida, o novo modelo, importado do Canadá, apre­senta o mesmo motor V8 de 406 cv de potência da versão cupê. Além da charmosa capota de lona preta, a diferença fica por conta da antena “tubarão” sobre a tampa do porta-malas.

Para se transformar em um conversível, o carro recebeu reforços estruturais nas partes dianteira e traseira, que garantem mais equilíbrio dinâmico em curvas e retas. Além disso, há os sistemas de assistências do duplo controle de tração e de estabilidade. Nesse Cama­ro, o teto pode ser estendido ou recolhido em apenas 20 segundos, operação que só é possível com o carro parado (câmbio na posi­ção P). O revestimento da capota é em espuma acústica e equipada com vidro traseiro térmi­co, que, além de ser mais durável, mantém o nível de ruído próximo ao do modelo base.

O conversível, que acaba de desembarcar no Brasil, já incorpora mudanças visuais do modelo 2014 na versão cupê, como o desenho mais imponente da dianteira e as lanternas re­desenhadas, que reforçam o caráter esportivo do veículo equipado com rodas de 20 polega­das e pneus mais largos na traseira. O esportivo está disponível nas redes autorizadas da Che­vrolet nas cores preto global, branco summit, cinza ashen e amarelo lemon peel. 

TECNOLOGIA E CONFORTO

Semelhante à tecnologia aplicada em caças supersôni­cos, o Heads-Up Display (HUD) traz dados como a rotação do motor, o ponto ideal de troca de marcha, a velocidade e a aceleração lateral. O condutor ainda pode configurar o sistema para receber as instruções do sistema de navega­ção e da mídia que está sendo tocada.

Os bancos dianteiros do Camaro conversível são inspi­rados nos modelos de competição, porém, com confor­táveis suportes até nas laterais, revestimento em couro, ajustes elétricos e sistema de aquecimento, um convite para desfrutar do prazer de dirigir com a capota aberta, mesmo em dias mais frios.

O sistema multimídia Chevrolet MyLink traz alto-falan­tes de alta definição e subwoofer de 10 polegadas, localiza­do no centro do banco traseiro e capaz de pulsar e motivar a todos dentro do Camaro. Bluetooth e reconhecimento de voz em português para ligações telefônicas e navegação completam os recursos de conectividade do modelo.

Para facilitar as manobras de estacionamento, a versão conversível do esportivo de luxo também vem equipada com câmera de ré, que é acionada automaticamente ao se engatar a marcha.


MOTOR E TRANSMISSÃO

O Camaro conversível é equipado com transmissão automática de seis velocidades e motor 6.2 V8, capaz de gerar 406 cv e 56,7 kgfm de torque, que reúne o que há de mais moderno em termos de potência, força e eficiên­cia energética. Esse propulsor conta, por exemplo, com comando de válvulas continuamente variável e sistema de desligamento dos cilindros Active Fuel Management (AFM). Numa viagem em uma rodovia, por exemplo, o sis­tema de gerenciamento do motor pode desligar parte dos cilindros, para reduzir o consumo de combustível.

Com a transmissão sequencial de seis velocidades GR6, o motorista pode aproveitar do conforto e da qualidade das trocas de marchas no modo automático, que são ex­tremamente rápidas e fluidas, e também trocas manuais e mais esportivas por meio de borboletas atrás do volante “Paddle Shift”. 




AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Mais. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Mais poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.