Amantes do off road

Juntos há cerca de três anos, o Cratera da Lua Jeep Clube, grupo betinense de jipeiros, não dispensa a adrenalina e a diversão de andar sobre quatro rodas

0
Criado em 08 de Julho de 2013 Esportes
A- A A+

Thalita Marinho

Diversão e muita aventura. É isso que os apaixonados pelos esportes radicais procuram. E foi pensando nisso, aliado ao amor pelos veículos com tração 4X4, que os empresários Celso Vilela, Pedro Faria e José Antônio Faria criaram, em 2009, o Cratera da Lua Jeep Clube, grupo betinense formado por jipeiros.

Inicialmente, a intenção deles era apenas se unir a outros amantes do esporte. Foi a partir daí que tudo começou. Junto a outras dez pessoas, eles passaram a se encontrar, constantemente, até o ponto de esse grupo de amigos adeptos às aventuras radicais off road não conseguirem se desgrudar mais.
 
Atualmente, 25 jipeiros se reúnem, todos os sábados, para fazer trilhas. O ponto de encontro, contam eles, é no trailler do Funaro, na Várzea das Flores, em Betim. “Além da união do nosso grupo, o contato com a natureza e a preservação do meio ambiente é algo que prezamos. Muita gente deixa lixo jogado na beira da lagoa Várzea das Flores. Quando presenciamos isso, pegamos o lixo, juntamos e o levamos ao devido local”, diz José Antônio Faria.
 
Eles salientam que, para praticar o esporte, sempre procuram locais onde a terra já tenha sinais de erosão. “Exploramos espaços que já são próprios para a prática desse esporte, evitando, assim, uma modificação mais agressiva no meio ambiente”, afirmam.
 
“Nossos encontros são, na verdade, um momento de diversão. Atolamos os jeeps, puxamos o carro um do outro e sempre fazemos nossos churrascos depois de cada encontro”, brinca Pedro Faria, presidente do grupo.
 
Assim, em meio ao estresse de quem enfrenta diariamente o trânsito caótico das cidades, os sábados do grupo acaba se tornando um dia de descontração. “Falar de trânsito já nos deixa estressados. Quando podemos usar o carro para nos divertir, é bom de mais”, diz Vilela.
 
Mas não é só nas estradas de terra de Betim que a equipe gosta de se divertir. Eles também visitam trilhas em outros municípios mineiros, como Brumadinho, Igarapé e Crucilândia. “Tem um passeio muito legal que a gente faz na serra de Igarapé, que se chama 'Lua Cheia'. Nesse local, só carros com tração 4x4 conseguem subir. Após a trilha, todo mundo se reúne para ver a lua. É muito bom”, afirma Pedro Faria.
 
 
Quem se uniu aos criadores do Cratera da Lua também conta sobre a sua paixão pelas trilhas e pelo jipe. “Há cerca de cinco anos ando de jipe. Conheci o Celso, o Pedro e o José Antônio em uma das confraternizações que fazemos no meu sítio. Depois disso, me uni a eles e nos tornamos amigos”, conta Afonso Celso Abrantes Ventura.
 
Ação social
Além da diversão, a solidariedade também é um ponto forte desses amigos. Em 2012, eles realizaram o segundo Passeião do Mirim, evento que reúne jipeiros de várias cidades e é uma iniciativa de um jipeiro conhecido como Mirim. Todo o recurso arrecadado foi destinado a Organização Regional de Combate ao Câncer (Orcca), entidade que atua em apoio aos pacientes com câncer e seus familiares.
 
Tudo pela diversão
No último mês, eles foram até a cidade de Brusque, em Santa Catarina, para participar da 20ª Festa Nacional do Jeep (Fenajeep). Como esses carros não são feitos para viagens longas, eles alugaram uma cegonha e percorreram cerca de 1.300 quilômetros com os seus jeeps. Tudo isso para participarem da feira e garantirem a sua diversão.
 
União
Os jipeiros acreditam que a união faz do grupo um grande diferencial. Há algum tempo, durante uma trilha, um deles teve o seu pneu estourado e não tinha como trocar. Com a ajuda de um celular e da internet, ele pediu ajuda. Em poucos minutos, várias pessoas apareceram para ajudá-lo.

Fotos: Deivisson Fernandes

 




AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Mais. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Mais poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.