AS ARMAS NO COMBATE À FLACIDEZ DA PELE

Cuidar

0
Criado em 27 de Abril de 2015 Cuidar

POR DRA. ADRIANA LEMOS (CRM–32011)*

A- A A+
É INEVITÁVEL QUE, A PARTIR DOS 25 ANOS, a pele já tenha uma diminuição gradativa de colágeno (responsável por sua sustentação), provocando a flacidez cutânea, que se torna mais perceptível em torno dos 40 anos. O colágeno mantém as células unidas e fortalece os tecidos. Ele é o principal componente proteico da pele, da cartilagem e dos ossos. Os sinais de sua redução são as “bolsas” e as pequenas rugas que se formam na área dos olhos e da testa, além da flacidez nas bochechas, no pescoço, nos glúteos, nas mãos e por todo o corpo.
Podemos estimular a produção de novo colágeno e manter por mais tempo a firmeza da pele através de alguns hábitos saudáveis, como o uso de dermocosméticos e nutricosméticos, que aplicamos sobre a pele ou ingerimos. Esses produtos funcionam como repositores e indutores da produção e da reorganização de colágeno. Para as pessoas que ainda não têm indicação de cirurgia plástica, mas já se incomodam com a flacidez, principalmente a facial e a do pescoço, algumas técnicas se apresentam como excelentes opções:
 
Radiofrequência (RF) multipolar com LED
Ideal para pessoas em torno dos 30 anos, que estão apenas com um grau inicial de flacidez cutânea e desejam retardar sua evolução, realizando um tratamento mais preventivo. O procedimento é muito confortável, sendo feito em intervalos quinzenais, por meio de 6 a 8 sessões. A RF promove, em um primeiro momento, o aquecimento intenso do colágeno, o que acarreta sua contração imediata e melhora instantânea, efeito que passa em algumas horas (o chamado "efeito cinderela"); e, posteriormente, forma um novo colágeno, otimizado pelo LED, o que se observa após cerca de um mês, sendo este o objetivo do tratamento. É indicado para a face, para a chamada “papada” e para o pescoço, além de outras áreas corporais, como glúteos, abdômen, membros superiores e inferiores. Seus resultados são bastante satisfatórios.
 
Ácido L-polilático (Sculptra®)
Indicado geralmente para pessoas acima dos 40 anos, que desejam redefinir o contorno e o volume facial, bem como melhorar a região da papada e do pescoço de uma forma natural e gradativa, sem mudanças abruptas. O produto visa estimular os fibroblastos a produzirem colágeno, minimizando a flacidez. O procedimento é muito simples, sendo necessária apenas a aplicação de um creme anestésico, no próprio consultório dermatológico, o que ocorre com a ajuda de uma fina agulha, que toca vários pontos diferentes do rosto, formando uma espécie de rede. Os efeitos indesejáveis são pequenos hematomas, vermelhidão e discreto inchaço nos primeiros dias depois da aplicação. O número de sessões depende de cada caso, normalmente variando entre 2 e 4, com intervalos mínimos de 30 dias. A melhora começa a aparecer a partir da terceira semana, estendendo-se até o terceiro mês após a aplicação, pois o colágeno demora um pouco a ser produzido. Esse efeito gradativo, natural e progressivo é uma vantagem para quem tem receio de mudanças repentinas na aparência. Os resultados são mundialmente comprovados e duram em torno de dois anos, dependendo de fatores pessoais e externos referentes ao envelhecimento natural individual.
 
Laser de CO2 fracionado
Esta técnica é para pessoas que, além da flacidez cutânea, apresentam irregularidades na pele, rugas profundas, poros dilatados e um grau mais acentuado de flacidez palpebral, no pescoço e na papada, sendo preciso aqui uma abordagem mais completa no rejuvenescimento facial. Esse perfil geralmente se enquadra em quem possui mais de 50 anos. Trata-se de um método mais agressivo, mas com resultados surpreendentes. Os efeitos indesejáveis, porém necessários, são inchaço, vermelhidão e descamação da pele, sendo necessária uma semana de recuperação. Esse laser estimula a remodelação e a contração do colágeno, provocando uma diminuição da flacidez, além de tratar as irregularidades da superfície da pele e promover evidente renovação da mesma.
Apesar de já termos vários métodos que nos auxiliam a envelhecer de uma forma mais harmônica, o essencial para conseguirmos aproveitar cada fase de nossas vidas em sua plenitude e em sintonia perfeita ainda se baseia em hábitos saudáveis, incluindo as escolhas alimentares e atividade física.
 
*Membro da Academia Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia e diretora administrativa da Clínica Yaga Laser & Cosmiatria – adriana@yaga.com.br.



AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Mais. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Mais poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.