CARNAVAL, PELE E SOL!

POR DRA. ADRIANA LEMOS (CRM–32011)*

0
Criado em 13 de Fevereiro de 2015 Cuidar

Foto: Reprodução Internet

A- A A+

O CARNAVAL É UM FERIADO ATÍPICO, em que, em vez de descanso e lazer, grande parte da população deseja atividades intensas e ao ar livre, o que requer alguns cuidados especiais para não prejudicar a saúde. A pele, maior órgão do corpo humano, fica muito exposta e, muitas vezes, esquecida nesses dias. Por isso, relacionei algumas dicas simples para você curtir a folia asse­gurando a saúde da pele e, ao mesmo tempo, aproveitar para adquirir um bronzeado bonito e “inofensivo”.

A exposição exagerada ao sol sem proteção leva a queima­duras e à desidratação, podendo trazer mais problemas do que momentos felizes. Para os foliões ao ar livre, deve-se aplicar o protetor solar ainda em casa, de preferência, com fator no míni­mo 30, independentemente da cor da pele. A reaplicação nessas ocasiões é sempre recomendada, principalmente se a transpi­ração for excessiva. Vale levar um protetor corporal em spray, pois é mais fácil de aplicar.

O ideal neste período do ano é usar roupas e chapéus, visei­ras ou bonés com proteção solar no próprio tecido, porque a reaplicação do protetor no meio da folia nem sempre é possí­vel. Outra dica é optar por filtros solares à prova d’água, já que o calor intenso aumenta a transpiração e, em muitos blocos, para refrescar os foliões, usa-se dar um “banho” d’água a todo momento. Para quem não estiver em blocos, mas exposto ao sol na praia ou na piscina, os cuidados devem ser os mesmos. Neste caso, há ainda a vantagem de ser possível reaplicar o filtro solar sempre que se voltar da água ou transpirar demais.

Os protetores labiais com fator de proteção devem ser os escolhidos. Para os homens, existem os transparentes e, para as mulheres, há de diversas cores. Já a combinação de sol e frutas cítricas, como limão e laranja, pode ter resultados desagradá­veis, que vão de manchas na pele a queimaduras de segundo grau. Por isso, é importante tomar cuidado com o contato com esse tipo de fruta.

Beba dois litros de água por dia e evite praticar atividades muito intensas nesses dias quentes, e, para quem se descuidou nos primeiros dias de Carnaval e ganhou uma dolorosa quei­madura, se transformando em um verdadeiro “camarão”, o uso de loções pós-sol e hidratantes corporais com substâncias cal­mantes, como a camomila, além de protetor solar para aliviar a ardência e diminuir o aspecto avermelhado da pele, ajuda a recuperar a integridade cutânea mais rapidamente.

Para ganhar um bronzeado, o segredo é só não descuidar do protetor solar e expor-se ao sol, de preferência, até as 10h e depois das 17h. A alimentação rica em betacaroteno, pigmen­to encontrado em alimentos como cenoura, abóbora, acerola, brócolis, rúcula, beterraba, mamão e batata-doce, pode ajudar a uniformizar, intensificar e manter o bronzeado. Hoje em dia, já há os nutricosméticos, comprimidos conhecidos como “pílulas da beleza”, também compostos por betacaroteno.

A melhor diversão é aquela que não traz arrependimentos e consequências ruins, mas, sim, boas recordações. Por isso, divirta-se com prudência e bom feriado!

*Membro da Academia Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia e diretora administrativa da Clínica Yaga Laser & Cosmiatria – adriana@yaga.com.br.




AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Mais. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Mais poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.