Christiane de Castro Soares Costa

“Liderança feminina não é um problema”

Criado em 23 de Abril de 2020 Capa
A- A A+

Diretora-executiva da Laborclínica, com 18 unidades em BH, Betim e Contagem, Christiane de Castro Soares Costa tem a responsabilidade de gerenciar o negócio iniciado pelos pais há 55 anos e que hoje possui 95% do corpo de colaboradores composto por mulheres

...

Ela gerencia nada menos do que 18 unidades de um dos laboratórios mais tradicionais da região metropolitana de Belo Horizonte, a Laborclínica, que foi fundada em Betim, há 55 anos, pelo bioquímico doutor Antônio Pedro Soares e sua esposa, Fátima Soares. Filha deles, Christiane de Castro Soares Costa, de 44 anos, cresceu junto com o negócio e se tornou sócia-proprietária da empresa para continuar o trabalho iniciado pelos pais.


Formada em direito, Christiane atuou no próprio escritório de advocacia por alguns anos, mas sempre dando um apoio aos pais na condução do laboratório. “Nunca me desvencilhei da área da saúde”, conta ela, que chegou a cursar farmácia antes do direito, sem concluir o curso. Há cerca de 15 anos, no entanto, a empresária decidiu deixar a carreira jurídica para se dedicar exclusivamente à Laborclínica.

A fim de contribuir para o crescimento do laboratório, Christiane resolveu então investir em seu próprio desenvolvimento profissional e passou a fazer especializações em gestão para obter mais conhecimento e também experiência. “Eu cresci aqui e fui percebendo que o negócio poderia ser expandido”, lembra. Mas ela faz questão de ressaltar que o aprendizado obtido com os pais foi e continua sendo fundamental para a gestão do negócio. “É uma empresa familiar. O que aprendi foi com o exemplo dos meus pais: de respeito, honestidade e humildade”, salienta.

Segundo Christiane, a Laborclínica, atualmente com unidades em Betim, Contagem e Belo Horizonte, realiza mais de 3.000 tipos de exames. O diferencial do laboratório, na opinião da empresária, é o rigoroso controle de qualidade, de ponta a ponta, desde o atendimento acolhedor oferecido aos clientes, por meio de equipe especialmente preparada, passando pela área técnica, composta por corpo clínico altamente capacitado e atualizado, estruturada com equipamentos, metodologias e tecnologias alinhadas ao que existe de mais moderno no segmento da saúde, até a entrega do laudo, sendo todo o processo certificado e acreditado por órgãos de reconhecimento nacional e internacional.

Além da coleta nas unidades, há a possibilidade da móvel, que vai até onde o cliente está. O acesso ao resultado também é facilitado, sendo entregue nas unidades ou disponibilizado pelo site ou pela Central de Atendimento. Outro benefício encontrado pelos clientes está na parceria firmada pela Laborclínica com mais de 40 convênios, o que amplia a capacidade de atendimento do laboratório.

Liderança feminina

Ser uma mulher atuante no mercado de trabalho, gerindo uma empresa desse porte, nunca foi um obstáculo para Christiane. “Nunca senti diferença de tratamento por ser mulher”, conta ela. Inclusive, na Laborclínica, a liderança feminina definitivamente não é um problema: cerca de 95% do corpo de colaboradores da empresa é composto por mulheres.

O que exige mais esforço e planejamento por parte da empresária é conciliar os desafios do dia a dia à frente de uma grande empresa que carrega a responsabilidade de cuidar da saúde das pessoas com a rotina de mãe e dona de casa. “Sendo mulheres, independentemente do que fazemos profissionalmente, assumimos as responsabilidades da família, da criação dos filhos, entre outros papéis. É a melhor e mais difícil parte”, diz ela, que define isso como um “malabarismo”. Christiane é mãe de três crianças – Gabriel, 11; Bárbara, 9; e Laura, 1 – e considera um privilégio poder unir a carreira ao cotidiano dos pequenos.

SERVIÇO

Laborclínica

Endereço da matriz:  Avenida Governador Valadares, 570, Centro, Betim

Site: www.laborclinicalaboratorio.com.br

(no site há o endereço das demais unidades)

Telefone: (31) 3532.2100

Instagram: @laborclinica.lab

Facebook: Laborclínica

 

 




AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Mais. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Mais poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.