Compromisso com a educação

0
Criado em 18 de Dezembro de 2012 Destaque Empresarial
A- A A+

 

Comandado pela arquidiocese de Belo Horizonte, o tradicional colégio chega ao município como uma nova opção de ensino de qualidade; as atividades da unidade, instalada na PUC-Betim, iniciam-se no próximo ano

Pais e alunos terão em 2013 uma nova opção de ensino em Betim. O tradicional Colégio Santa Maria chega à cidade preparado para receber cerca de 240 alunos do ensino fundamental (com turmas do sexto ao nono ano) e do ensino médio (com turmas do primeiro ano). A meta da instituição é que, em algum tempo, passe a atender a todas as séries da educação básica. 

Segundo a professora Elaine Oliveira, coordenadora de ensino do Santa Maria em Betim, o compromisso da unidade será com a excelência na formação dos alunos. “As expectativas para o trabalho de coordenação, em parceria com toda a comunidade escolar, voltam-se para a busca de um serviço de qualidade. Iniciaremos em Betim um trabalho que já é realidade nas outras sete unidades do Colégio Santa Maria”, diz Elaine.

A unidade funcionará nas dependências da PUC-Betim. Várias adaptações foram feitas no local para receber alunos e professores. Algumas das mudanças foram a criação de uma portaria independente, a adequação das áreas administrativa e pedagógica, a criação de espaços de convivência para os alunos e a reestruturação da cantina. “Foi necessária uma adequação do espaço físico para atender à comunidade educativa do Colégio Santa Maria Betim. Mas existe um planejamento para a ampliação das dependências da unidade na cidade”, afirma a professora Maria Helena Carvalho, que é diretora geral pedagógica do colégio.

Maria Helena diz que a vinda do Santa Maria para o município corresponde ao ideal de serviço à educação que a arquidiocese de Belo Horizonte presta na capital e na região metropolitana, além de atender à demanda dos pais por uma opção diferente de escola particular para seus filhos.

Reta inicial

A coordenadora de ensino, Elaine Oliveira, terá a missão de receber e estimular alunos e professores na reta inicial das atividades do Santa Maria em Betim. “Estamos nos preparando para acolher nossos estudantes, juntamente com seus familiares, de modo que todos se sintam parte da “família Colégio Santa Maria’”, destaca. No planejamento de adaptação dos novos docentes, a unidade de ensino também leva em consideração, entre outros aspectos, as especificidades da comunidade escolar do município.

Após análise dos resultados das avaliações realizadas com os alunos, serão oferecidas a eles diferentes atividades didáticas para contemplar os distintos níveis de aprendizagem. “A diversificação didática do colégio, além de atender às diferenças no processo de interação dos alunos com o conhecimento e as condutas sociais, afetivas e morais, estimula a curiosidade e as soluções inovadoras para as questões do cotidiano, desenvolve o espírito de investigação e concorre para o trabalho coletivo, fomentando as relações de respeito, de companheirismo e de cooperação entre os próprios colegas e entre alunos e professores”, completa Elaine.

Proposta pedagógica

De acordo com Maria Helena, a proposta pedagógica do Santa Maria é fundamentada em elementos da filosofia, das ciências e da fé. “Como instituição católica de ensino da rede particular, diante dos desafios presentes no atual cenário mundial, o Colégio

Santa Maria reafirma sua identidade cristã, assumindo a tarefa de educar conforme os valores que são inseparáveis da fé em Jesus Cristo: a verdade, a justiça e o amor”, diz. A unidade de ensino tem como ponto de partida a formação religiosa e o diálogo inter-religioso, por isso, está pronta para receber alunos de qualquer religião. Maria Helena completa que, como instituição de ensino, o Santa Maria compreende que, “sem perder de vista o fato de ser uma instituição católica, o colégio está num mundo plural e, como tal, deve apresentar a fé cristã numa dimensão dialogal, respeitando cada tradição religiosa”.

O processo de seleção para 2013 já ocorreu, e, agora, o colégio inicia a etapa de matrícula dos novos alunos. Para Elaine, as expectativas são as melhores possíveis: “os pais e os alunos podem esperar o empenho de toda a equipe em prol de uma formação de qualidade. Queremos ser instrumento no processo educativo para uma formação humana e cristã, estimulando a construção do conhecimento a partir da investigação e da pesquisa, levando o aluno a ser capaz de relativizar, confrontar e respeitar pontos de vista, discutir divergências e exercitar o pensamento crítico e reflexivo”.

 




AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Mais. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Mais poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.