Confraternização com estilo

ESPAÇO GOURMET

0
Criado em 18 de Setembro de 2014 Decoração
A- A A+

Tendência na decoração de ambientes, o espaço gourmet torna as refeições e os encontros com amigos e familiares mais confortáveis e descontraídos

Renata Nunes

O bate-papo rola solto, proporcio­nando risadas. A comida, a bebida e até a música completam o ambiente des­contraído. O anfitrião interage com os visitantes, enquanto prepara a refeição. Esse cenário de confraternização acon­tece em um espaço gourmet, área que vem ganhando destaque nas residências e que oferece aconchego para o convívio familiar e com amigos. 

Segundo a designer de interiores Rafaela d'Alcântara, normalmente, o espaço gourmet é maior do que uma cozinha convencional e dispõe de equipamentos como freezer, geladeira, forno e fogão elétrico ou a gás. “Nesse ambiente, podem ser instalados forno para pizza, fogão a lenha ou uma churrasqueira. Cada vez mais, esse espaço vem ganhando notoriedade e popularidade. É uma possibilidade de ter em casa um local que antes era privilégio de poucos”, explica a especialista.

Espaços gourmet em residências podem ser amplos ambientes para relaxar e aproveitar momentos de entretenimento, sem sair do conforto e da privacidade de casa. “Em residências com espaços grandes na área externa, podemos instalar ducha, hidromassagem, um deck e, claro, fogão cooktop e uma churrasqueira construída em alvenaria linear. Tenho um projeto assim em execução, um espaço bem moderno para uma família com dois filhos adoles­centes”, revela Rafaela.

Já para acabamentos e bancadas, a de­signer de ambientes Laura Santos indica utilizar revestimentos como o granito, que tem alta durabilidade e ótimo custo-bene­fício. “O granito preto São Gabriel está em alta. O porcelanato também é uma ótima opção de custo-benefício e com variedade no mercado”, garante.

O espaço gourmet também tem vez em apartamentos. “Para quem não pos­sui área externa, uma boa solução é a varanda gourmet, onde se consegue aproveitar o espaço para instalar uma churrasqueira elétrica embutida, por exemplo”, explica Rafaela. “Elaborar um espaço gourmet em um apartamento é mais limitado do que em residências, devido ao espaço menor ou até mesmo em razão das regras de condomínio e das imposições das construtoras. Mas dá para fazer um ambiente aconchegante e com charme usando a criatividade”, completa.

Para isso, a designer acrescenta que é necessária uma varanda com excelente circulação de ar, que permita a instalação da churrasqueira, além de saída de água para a pia. “O espaço deve ter no mínimo 3 m de comprimento por 1,20 m de pro­fundidade. Cerca de 3 m². Sem essas di­mensões mínimas, não há a possibilidade de transformar a varanda em um espaço gourmet”, explica Rafaela.

“Basta ter a ajuda de um bom profis­sional e tamanho não será documento”, afirma Laura Santos. “Em uma varanda gourmet de 4 m², por exemplo, recomen­do colocar uma bancada, churrasqueira e uma mesa com quatros cadeiras. É fun­damental que tenha um ponto de água e esgoto para a pia. Esses espaços podem ter churrasqueira pré-moldada ou portá­til”, completa a arquiteta e designer de interiores Cíntia Rezende.

AJUDA PROFISSIONAL

Na criação do projeto de um espaço gourmet, é fundamental ter o auxílio de um profissional gabaritado, para gerar um belo acabamento funcional ao ambiente. “Espaço gourmet é uma tendência. O con­ceito e o principal atrativo são o ato de cozinhar e preparar alimentos. Essas ativi­dades são vistas como lazer, e desenvolvê­-las em casa, recebendo amigos, é o que faz do espaço gourmet algo tão almejado. A ideia é ter em casa um espaço charmoso e bem pensado para preparar deliciosos pratos, churrascos e petiscos com os ami­gos e a família. É importante ter a contri­buição de um profissional para evitar pro­blemas e gastos desnecessários”, salienta a designer de ambientes Laura Santos. 

A elegância do campo

A varanda de 48 m², projetada pela designer de interiores Lena Pinheiro, confirma que o simples pode ser acolhedor. O espaço é inspirado na simplicidade, no conforto e na elegância do campo. Ideal para um encontro em família. O despojamento da decoração é enaltecido pelo uso de adornos e acessórios regionais, bem como pela praticidade de elementos modernos. O mobiliário de design versátil valoriza o trabalho artesanal da fibra sintética, com novas cores.

Líder Interiores/Divulgação

 

Despojado e multifuncional

A designer de interiores Cristine Bovi e sua assistente Jéssica Reis projetaram uma varanda de 70 m² e de formato irregular. O espaço, feito para reunir a família e os amigos, é convidativo tanto para a diversão quanto para o descanso. Alegre e despojado, o ambiente tem como característica a multifuncionalidade, pois serve tanto como área para living quanto para espaço gourmet. A iluminação, projetada por André Peixoto, destaca o clima de aconchego.

 

Conforto e prazer

A cobertura, de 90 m², foi ampliada pela designer de interiores Laura Santos para receber amigos e familiares de forma confortável e prazerosa. Como a cobertura era ampla e aberta, parte dela foi coberta, utilizando-se esquadria metálica com forro de gesso embaixo. Para manter a mesma estética da fachada e laterais, foi utilizada uma grande testeira do mesmo material do prédio. A área gourmet possui forno de pizza e churrasqueira e, na bancada, foi usado o granito preto São Gabriel, que, além de ser resistente a gordura, é esteticamente bonito.

 

 

 

Aconchegante e acolhedor

Na área da churrasqueira, a designer de interiores Iara Santos especificou as pastilhas vermelho Azteca Jatobá e o granito marrom café imperial. Com isso, esse espaço que, normalmente, se apresenta de maneira fria tornou-se mais aconchegante e acolhedor. Os móveis de fibra sintética exalam beleza e requinte. O espaço conta ainda com um charmoso estar com TV, com quadro, almofadas e uma mesa de centro que também funciona como adega para abrigar e conservar bebidas sempre geladas. 

 

 

Rústico e moderno

Unindo o melhor dos estilos rústico e contemporâneo, a arquiteta Estela Netto criou uma elegante e, ao mesmo tempo, acolhedora área gourmet de 40 m². A grande mesa com banco em madeira ipê champagne e cadeiras de fibra sintética, acrescido do belo ladrilho hidráulico, fazem referência à arquitetura colonial. O lustre imponente, a geladeira vintage e o móvel planejado da Dell Anno dão o toque moderno ao espaço

.Daniel Mansur/Divulgação

 




AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Mais. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Mais poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.