Destino digno para os bichinhos

Cemitérios para animais oferecem serviços como crematório, planos especiais e até coaching fúnebre para o dono aprender a lidar com a perda do amigo

Criado em 27 de Setembro de 2016 Pet
A- A A+

Patrícia Giudice

Um conforto para o animal e para a família, um lugar para que os bichinhos descansem em paz. Betim abriga o primeiro cemitério para bichos de estimação de Minas Gerais, e o espaço está completando 18 anos. É um dos poucos no Estado e no Brasil que também disponibilizam o serviço de crematório.

O Cemitério e Crematório para Animais A Reviver, também conhecido como Cemitério dos Animais, não surgiu como um simples empreendimento comercial. Ele foi idealizado após uma família perder um animal que amava muito e tentar dar a ele um sepultamento nos mesmos moldes dos humanos. O proprietário do local, José Maria Camargo, enfrentou dificuldades para sepultar o cão pastor Max, que faleceu em 1993, aos 17 anos. A partir daí, ele começou a sonhar em construir e oferecer o serviço para outras pessoas nesse momento que é tão difícil para os tutores.

Max morreu no Rio de Janeiro, e, na capital fluminense, também não havia nenhum serviço semelhante. Ele foi enterrado no sítio de um amigo da família, em Petrópolis. Anos depois, em 1998, de volta a Minas Gerais, José Maria comprou um terreno, no bairro Bandeirinhas, em Betim, onde decidiu implantar o cemitério.

O espaço conta com uma estrutura semelhante à dos cemitérios para humanos. Ao longo dos anos, o lugar foi tomando forma, crescendo e tendo sua infraestrutura aprimorada. O ambiente foi repensado, ganhando o plantio de árvores e de flores e um bem-cuidado gramado, que ofereceram ao local um ar de harmonia e zelo que os clientes tanto procuravam. O proprietário investiu em jazigos com lápides de pedra ardósia polida para que a identificação de cada animal sepultado pudesse ser feita e onde as famílias pudessem deixar suas homenagens.

Os frutos vieram ao longo dos anos. Em 2013, já eram mais de 800 jazigos perpétuos exclusivos, os quais foram vendidos antes mesmo do falecimento do animal. Mais de 12 mil sepultamentos e mais de 4.000 cremações já se realizaram ali. E não são somente de cachorros e gatos. O lugar recebe tartarugas, coelhos, peixes, galinhas, ovelhas, diversos tipos de pássaros, entre outros animais. Há espaço também para animais de grande porte, como vacas e cavalos.

Coach fúnebre

Kênia Camargo, coach e sócia-proprietária do A Reviver, revela que o estabelecimento vai começar a oferecer o coaching fúnebre. Ela, que já é especialista na área, implantou o serviço no cemitério e crematório para atender aos clientes. “Estamos lidando agora com aconselhamento, uma oportunidade de a pessoa tentar entender a perda do animal. Pode ser uma sessão em grupo ou individual. A ação auxilia adultos, crianças e idosos a reorganizarem as atividades cotidianas e a aprenderem a conviver com a ausência, a superar a dor da perda do animal”, explica.

A coach, que tem contato direto com os clientes do cemitério e crematório todos os dias, conta que algumas pessoas sofrem demais quando seu animal morre. “Conheço muita gente que já sofria de depressão e melhorou depois que ganhou um animal de estimação. E, quando esse se vai, é realmente muito difícil. Muita gente acredita até que ele vai voltar, que ainda está vivo tamanha é a vontade revê-lo”, conclui.

O cemitério oferece hoje quatro modalidades de serviços: a compra do jazigo, o sepultamento coletivo, a cremação individual e a coletiva. Há ainda a modalidade preventiva, quando a pessoa faz o pagamento parcelado antecipadamente para conseguir dar uma destinação digna garantida a seu animal. A remoção do corpo também é feita pela empresa, que oferece urnas com design pet. O dono ainda pode optar pela ornamentação do corpo e pela compra de flores e coroas.

Pela internet

Outro cemitério para animais na região metropolitana de Belo Horizonte é o Bosque das Águas Claras, localizado em Macacos. Além dos serviços de sepultamento e de cremação, o local também tem o velório online. Em espaço individualizado, a família recebe login e senha para acessar as imagens capturadas da câmera instalada no velório, participando, assim, de uma transmissão em tempo real da despedida. Esse tipo de serviço não tem custo para o cliente que já contratou o bosque para realizar o enterro ou a cremação do animal. 




AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Mais. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Mais poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.