Inverno: a melhor época para rejuvenescer!

0
Criado em 17 de Junho de 2013 Cuidar
A- A A+

POR Dra. Adriana Lemos (CRM - 32011)*

O tempo começa a esfriar e a procura pelos consultórios dermatológicos aumenta vertiginosamente. Isso porque já é de conhecimento geral que a melhor época do ano para investir nos cuidados com a pele é no outono/inverno. Mas você sabe por quê?

Nas estações frias, a radiação ultravioleta B é menor, o que causa menos vermelhidão e menos incômodos no período de tratamento, em que a pele fica mais sensível. Porém, a radiação ultravioleta A continua a mesma durante todo o ano. A diferença entre elas é que a UVA está presente durante todo o dia e em igual intensidade, penetrando mais profundamente na pele, sendo ainda a maior responsável pelo envelhecimento cutâneo. Já a radiação UVB aumenta no verão, entre as 10h e as 16h, penetra mais superficialmente nas camadas da pele e é a maior responsável pelas queimaduras solares e pelo desenvolvimento do câncer de pele.

A baixa intensidade da UVB nas estações mais frias facilita os tratamentos dermatológicos e reduz os efeitos indesejáveis – como irritações, queimaduras, hipercromias pós-inflamatórias (escurecimento da pele) e intolerância aos ácidos de uso domiciliar e em consultório – que podem ocorrer durante a recuperação da pele após serem feitos os procedimentos.

Vale lembrar que a utilização do protetor solar é necessária durante todo o ano, mesmo nos dias chuvosos, e deve conter fator de proteção contra UVA e UVB.

Imagem da Internet

 

O frio também muda a rotina das pessoas. Elas passam a frequentar menos piscinas e praias, o que aumenta a segurança dos cuidados que são necessários para a recuperação da pele após serem realizados os tratamentos. Isso facilita a disciplina entre as sessões e a rotina domiciliar.

A grande procura no outono/inverno é pelos procedimentos que são mais efetivos quanto ao rejuvenescimento cutâneo, mas que, também, exigem maiores cuidados com a pele, como o Dual- Deep (laser de CO² fracionado) e a IPL Quantum (Luz Intensa Pulsada). Os peelings químicos e os abrasivos também são um grande aliado nesta época, principalmente no clareamento das manchas adquiridas durante o verão.

Por isso, o melhor a fazer é aproveitar as possibilidades que cada estação do ano nos oferece, não só em relação à pele, mas à vida como um todo, para estarmos sempre em sintonia perfeita!

 

*Membro da Academia Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia e diretora administrativa da Clínica Yaga Laser & Cosmiatria – adriana@yaga.com.br.

 




AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Mais. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Mais poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.