Juliane Camargos

Inspiração feminina

Criado em 23 de Abril de 2020 Capa
A- A A+

Decidida a fazer o bem pela coletividade, a psicóloga betinense Juliane Camargos hoje comanda a Escola InspiraSer, voltada para o desenvolvimento de habilidades subjetivas

...

Aos 9 anos, ao ser questionada pelo professor de história em sala de aula sobre o que queria ser quando crescesse, ela respondeu prontamente: psicóloga. Mesmo sem entender ainda o mecanismo da profissão, a menina já sabia que gostaria de ajudar as pessoas. A escolha amadureceu, foi levada a sério e é, atualmente, a ocupação de Juliane Camargos, uma betinense de 36 anos que se realiza contribuindo para o crescimento do outro.

A vocação altruísta, inclusive, é o que movimenta o novo empreendimento dessa profissional multifacetada. Especialista em gestão da atenção à saúde, ela já foi secretária municipal de Saúde em Mário Campos, na região metropolitana, diretora de Saúde em Betim e analista de gestão em uma operadora de plano de saúde. Hoje, Juliane é psicóloga clínica – atende jovens e adultos individualmente e também casais – e é uma das fundadoras da Escola InspiraSer, que atua em parceria com a Singularity University, a universidade da Nasa e do Google, do Vale do Silício (EUA), que chegou ao município em outubro do ano passado.

“Na InspiraSer, atuamos no desenvolvimento de soft skills (habilidades subjetivas), já que 80% da demanda do mercado é por essa característica. Normalmente, as pessoas são contratadas pelo currículo – ou seja, pelas experiências profissionais – e são desligadas pela falta de habilidades”, afirma Juliane.

Segundo ela, a escola é o resultado de uma soma de experiências e propósitos de vida dela e do professor e sócio no negócio, Paulo Taveira. Percebendo a carência de um empreendimento nessa linha em Betim, a psicóloga começou a amadurecer a ideia de ir além do atendimento psicoterápico e montar grupos de desenvolvimento humano. “Conversamos e vimos que ele também tinha vontade de transformar as pessoas pela educação”, explica, referindo-se à parceria profissional com Taveira.

A proposta tem sido bem aceita pelas empresas que estão atentas à necessidade de formar pessoas com inteligência emocional, que sejam criativas e que saibam se comunicar. Desde a inauguração, também em outubro último, cerca de 1.200 pessoas já participaram dos cursos livres ofertados pela escola in company.

Dedicação x reconhecimento

Além de moldarem a profissional que é hoje, as vivências pessoais de Juliane são levadas para a escola, para inspirarem outras pessoas. Uma das propostas da instituição é, ainda neste semestre, montar um curso livre para divorciados, abordando o resgate da autoestima, o fortalecimento ao longo do processo – que é complexo, de acordo com a psicóloga –, como tratar do assunto com os filhos e como traçar e realizar novos projetos.

“Ver as pessoas encontrando o sentido da vida para ficarem bem é o que me motiva a continuar”, diz.

E motivação, de fato, é a principal ferramenta de trabalho dela. Juliane lembra que já esteve em várias situações nas quais foi pré-julgada simplesmente por ser mulher e jovem, sobretudo quando ocupou cargos de liderança. Até hoje, ela ressalta, trabalha muito para mostrar que é capaz: “Provar que somos competentes é uma coisa inerente às mulheres”.

Mãe de dois filhos, João Felipe e Maria Clara, a psicóloga também já foi discriminada em função da maternidade logo no início da carreira, quando perdeu oportunidades de fazer estágio e de adquirir experiência profissional. Para compensar, Juliane acabou dedicando a maior parte da vida ao trabalho, abrindo mão, muitas vezes, de estar com os filhos.

“Até eu perceber que isso não era o mais importante. Se temos que mudar quem somos para cabermos em um lugar, esse lugar não é para a gente. Hoje, me organizo – mesmo tendo um negócio que exige muito do meu tempo – para estar com os meus filhos”, garante.

SERVIÇO

Escola InspiraSer

Endereço: rua Felipe dos Santos, 674, sala 804, Edifício Said Mansur, Centro, Betim

Site: www.escolainspiraser.com.br

E-mail: contato@inspiraser.com.br

Instagram: @escola_inspiraser

LinkedIn: Escola InspiraSer

 

 




AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Mais. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Mais poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.