Mais jovialidade para as festas de fim de ano

POR Dra. Adriana Lemos (CRM–32011)*

0
Criado em 16 de Dezembro de 2014 Cuidar
A- A A+
DEZEMBRO TEM UM CLIMA DE FESTA INQUESTIONÁVEL. Todos nós somos envolvidos por emoções, e as confraternizações, como amigo-secreto, festa da empresa, reuniões familiares, formaturas e encontros de amigos, inundam nossas vidas. Nesse período, são fotos e mais fotos, muitos abraços, beijos, mensagens de paz, saúde e prosperidade. Numa maratona festiva, que é atrelada às férias escolares, muitas pessoas aproveitam para viajar e desfrutar da estação mais esperada do ano: o verão! Inegavelmente, esta é a época em que todos querem estar com uma bela aparência, combinando com os bons momentos a serem vividos. Além de um corpo sarado, o rosto, cartão-postal de homens e mulheres, merece receber atenção especial.
 
A textura da pele deve ser renovada para clarear as manchas solares e melhorar a luminosidade do rosto. Para isso, podemos realizar peelings leves, uma sessão de luz pulsada ou laser bem superficial, sem comprometer a integridade da pele no verão, mas com resultados satisfatórios. Os procedimentos devem ser realizados cerca de 10 a 15 dias antes da data da festa.
 
As áreas de sombra do rosto, como sulcos (“bigode chinês” e “boca de marionete”) e olheiras, podem ser corrigidas com um procedimento simples, a fim de retomar os pontos de luz da face e minimizar o “ar de cansaço” e de envelhecimento. Estão indicados os preenchedores de ácido hialurônico, que são introduzidos por uma fina agulha através da pele, com resultados imediatos e já consagrados no efeito rejuvenescedor da face. A duração dos bons preenchedores é em torno de um ano a um ano e meio. O ideal é que sejam realizados também cerca de 10 dias antes do evento, pois, mesmo sendo um procedimento simples, algumas pessoas podem desenvolver um discreto edema (inchaço) nos primeiros dias após sua aplicação, e pode levar alguns dias para “desinchar”. O mesmo se recomenda para o aumento de lábios.
 
As rugas são, de longe, as que mais incomodam. Para elas, a principal arma ainda é a famosa aplicação de toxina botulínica tipo A, também conhecida por seu nome comercial: Botox ou Dysport. O processo é simples: a toxina é introduzida por meio de uma agulha muito fina dentro do músculo sob a pele da área a ser tratada. O efeito é a atenuação das rugas que se formam quando sorrimos (ao redor dos olhos), fazemos expressões de surpresa (na testa) ou quando ficamos bravos (entre as sobrancelhas). A pele fica mais “lisinha” nas áreas tratadas e, na maioria dos casos, consegue-se uma abertura do olhar com um leve arqueamento das sobrancelhas, dando aspecto de maior jovialidade à face. Os efeitos da toxina botulínica se instalam totalmente em 15 dias e duram, aproximadamente, de quatro a seis meses, variando de pessoa para pessoa. Por essa razão, o ideal é realizá-la, no mínimo, duas semanas antes da data festiva.
 
Lembrando que devemos buscar, sim, melhorar nossa aparência e autoestima, porém, sempre com responsabilidade e prudência. Procure médicos especializados de sua confiança e com experiência reconhecida para que suas expectativas sejam devidamente correspondidas, a fim de não se deparar com surpresas desagradáveis. Programe-se com certa antecedência e boas festas!
 
*Membro da Academia Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia e diretora administrativa da Clínica Yaga Laser & Cosmiatria – adriana@yaga.com.br.
 
 
 



AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Mais. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Mais poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.