Maria Carmen Renault
“Eu me sinto privilegiada”
Como boa entendedora da alma humana, a relações-públicas Maria Carmen Renault se renomou na área da comunicação após passar pelas mais importantes agências de publicidade e propaganda da capital mineira até criar sua própria empresa
...
Se ela não fosse uma profissional consagrada na área da publicidade e propaganda, certamente se daria bem no ramo da psicologia. É que a relações-públicas e especialista em marketing e em história da arte Maria Carmen Renault, de 55 anos, tem um verdadeiro fascínio pela “alma alheia”. E esse atributo a comunicóloga bem soube usar para lidar com as pessoas e em entender o outro lado, tanto na vida pessoal quanto na profissional, o que contribuiu para que tivesse seu próprio negócio. “Adquirir uma visão ampla de tudo e de todos faz diferença”. Mas, é claro, “ter vontade de tudo dar certo, gostar do que se faz, não ficar em cima do erro e dar a volta por cima para achar o acerto” são atitudes positivas que também levaram a mineira para o sucesso profissional. E Maria Carmen completa: “É preciso se preparar sempre, pois conhecimento nunca é demais, não ocupa lugar”.
Natural de Belo Horizonte, a empresária e, digamos, doutora em pessoas é, atualmente, sócia-proprietária da agência Oficina 16, situada no bairro Santa Lúcia, na região Centro-Sul da capital. A empresa, conforme ela explica, tem um formato diferente do das agências tradicionais: “Chamamos de ‘plataforma criativa’, que engloba comunicação, arte e moda”. A Oficina 161 trabalha sob medida, ou seja, para cada cliente é formada uma equipe de acordo com o perfil dele e a demanda exigida, e as três sócias – cada uma na sua área (atendimento, planejamento, criação e mídia) – dirigem pessoalmente as ações.
Antes dessa agência, Maria Carmen foi sócia de outra, a Populus Comunicação, período do qual ela se recorda com muito orgulho e carinho. “Na Populus, juntamente com meus sócios, Sérgio Torres e Zé Luís da Silva, fiz a ‘agência dos sonhos’. Um clima muito bom, com uma equipe de primeiríssima e clientes parceiros”, relembra.
Mas o primeiro empreendimento de Maria Carmen não é dessa época, é de muito antes, do tempo em que era funcionária. Sim, isso mesmo! É como ela salienta: “Mesmo sendo funcionário, o ‘espírito’ tem que ser de empreendedor. Isso quer dizer que é preciso tratar a empresa em que você trabalha como se fosse sua, com responsabilidade, dedicação, foco e amor pelo que faz”. E foi assim que ela começou, na Setembro Comunicação, e fez seu caminho profissional, passando pela DNA Propaganda, pela RC Comunicação e também pelo instituto de pesquisa Vox Populis.
E, mesmo dona de um currículo pomposo e esbanjando conhecimento, a empresária quer voltar à universidade, para fazer outra graduação. Lembram-se do início da matéria, em que ela revela adorar gente? Pois então, Maria Carmen quer cursar psicologia. “Como disse, adoro gente e suas complexidades”, justifica.
Doce na fala e sutil no gesto, a comunicóloga arremata o bate-papo com a reportagem agradecendo. “Eu me sinto muito realizada e grata pelas histórias vividas e pelos desafios enfrentados”, conclui dando ainda uma dica supervaliosa para quem quer adentrar o mundo do empreendorismo: “É preciso ter flexibilidade. Adaptar-se aos momentos, estar sempre em mutação. E, claro, de uma forma positiva. É como já dizia Guimarães Rosa: ‘O que a vida quer da gente é coragem’”.
SERVIÇO
Oficina 161 Comunicação
Endereço: rua Plutão 161, sala 303,
Santa Lúcia, Belo Horizonte
Instagram: @oficina161