Mulher de 30

Cuidar

0
Criado em 10 de Agosto de 2015 Cuidar
A- A A+
QUANDO VOCÊ MENOS ESPERA, as primeiras ruguinhas começam a surgir, sua pele exige mais a aplicação de uma base no dia a dia, áreas de sombras vão se instalando sorrateiramente no seu rosto, a celulite parece que ganhou mais força e, ainda que você se alimente da mesma forma, a balança parece estar de pirraça com você! Não se preocupe: é simplesmente a chegada de mais uma década na vida. Sinal de que você está avançando em sua caminhada! É só usar as armas certas para vencer esses novos desafios e desfrutar de toda a beleza dos 30 anos!
 
Essas alterações surgem devido a várias mudanças no nosso organismo, principalmente em função do colágeno, o maior responsável pela firmeza e pela sustentação da pele, e que entra em um processo de degradação mais acentuado após os 30. Nosso metabolismo também fica mais “preguiçoso”, sendo vital uma dieta alimentar equilibrada associada à atividade física regular. Os danos solares acumulados nas primeiras três décadas começam a ser percebidos pela presença de sardinhas e manchas, além das irregularidades da textura da pele.
 
Alguns fatores podem acentuar esses sinais da idade, como o cigarro e o álcool, que atrapalham a microcirculação entre as células. Dormir pouco causa olheiras e rouba o tempo hábil para a renovação celular noturna. Geralmente nessa idade, a mulher já está posicionada no mercado de trabalho, desfrutando de certa independência financeira. Os sonhados filhos também já fazem parte da vida da maioria das mulheres nessa faixa etária, o que requer grande dedicação e horas de sono, exigindo muito mais disciplina nos cuidados com a saúde e a beleza. A flacidez abdominal, que se instala após as gestações, deve ser prontamente combatida com cremes à base de colágeno, com atividade física, para o fortalecimento da musculatura, e com radiofrequência, para estimular a formação de novas fibras de colágeno. Se novas estrias também surgirem, hoje em dia já existem tratamentos a laser com ótimos resultados.
 
Caso você ainda não tenha escolhido um dermatologista para te acompanhar nessa etapa, seguem algumas dicas básicas que fazem bem na rotina de cuidado da face de todo tipo de pele aos 30 anos:
 
1) Um bom sabonete deve ser usado na face pela manhã e à noite, preferencialmente com um pouquinho de ácido glicólico, mas sem prejudicar a hidratação da pele.
 
2) O uso de uma vitamina C não oleosa na face, no pescoço e no colo pela manhã, antes do protetor solar, tem efeito rejuvenescedor, clareador e antioxidante, complementando a ação do protetor solar diariamente.
 
3) Use um bom filtro solar, dentro ou fora de casa, mesmo naqueles dias nublados e chuvosos.
 
4) Pode-se alternar um hidratante/antienvelhecimento com um ácido à noite para estimular a renovação celular e o clareamento, além de melhorar a textura da pele.
 
Alguns procedimentos podem ser indicados para suavizar os sinais que começam a incomodar nessa idade, como peelings, luz intensa pulsada, laser spectra, toxina botulínica, preenchimentos de ácido hialurônico, skin boosters (hidratação profunda da pele), dentre outros, mas é seu dermatologista quem deve avaliar e indicar o que melhor pode te atender.

*Membro da Academia Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia, e diretora administrativa da Clínica Yaga Laser & Cosmiatria – adriana@yaga.com.br.




AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Mais. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Mais poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.