NUTELLA PODE SER CANCERÍGENA!

Criado em 09 de Fevereiro de 2017 Equilíbrio
A- A A+

Após um alerta emitido pela autoridade europeia no ano passado sobre o creme de avelã Nutella, que conta com uma legião de fãs no mundo inteiro, estabelecimentos comerciais da Itália já boicotam a venda do produto. De acordo com o site inglês Independent, redes de supermercado, como a líder de mercado Coop, estão deixando de vender Nutella com o objetivo de prevenir a saúde dos consumidores. Conforme resultados de pesquisas realizadas com o creme apontaram, ele possui um ingrediente potencialmente cancerígeno, o óleo de palma refinado. Segundo o alerta da autoridade europeia, o óleo de palma pode aumentar o risco de desenvolvimento do câncer se tiver sido refinado a temperaturas acima de 200ºC.

O nível de risco ainda não foi definido com exatidão. Por isso, qualquer quantidade é considerada perigosa, especialmente para as crianças. “Existem provas suficientes de que o ingrediente glicidol é genotóxico e pode causar cancro”, explicou de maneira técnica Helle Knutsen, presidente da autoridade europeia. 

Apesar do alerta, a empresa Ferrero, responsável pela fabricação da Nutella, contestou a autoridade. “A saúde e a segurança dos consumidores são a maior prioridade da Ferreno, e nós confirmamos que os produtos da Ferreno são seguros para consumo”, afirmou a companhia. “Fazer Nutella sem óleo de palma poderia resultar em um produto inferior; seria um passo atrás”, considerou Vincenzo Tapella, diretor de vendas da empresa. Segundo ele, o produto é responsável por dar ao creme de avelã a consistência que ele tem.

O óleo de palma poderia ser trocado por óleo de girassol ou por colza. No entanto, essa mudança poderia custar até 20 milhões de euros por ano. As marcas Nestlé, Ben & Jerry’s, Cadbury e Clover também utilizam óleo de palma em seus produtos.

Fica o alerta!

Referência: http://noticias.ne10.uol.com.br/mundo/noticia/2017/01/13/nutella-e-retirada-de-supermercados-por-ser-potencialmente-cancerigeno-656809.php 

*Médico / Endereço: avenida Afonso Pena, 3.924,

sala 306, bairro Mangabeiras

Contato: (31) 3234-7622 ou (31) 8408-4114




AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Mais. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Mais poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.