O refrigerante e o câncer de próstata

0
Criado em 19 de Fevereiro de 2013 Cuidar
A- A A+

POR Dr. Charles de Pádua*

 

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. É um órgão muito pequeno, tem o formato de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. Ela também é responsável pela produção de parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual. E o que tem o câncer de próstata a ver com o consumo de refrigerantes?
 
Suecos divulgaram um estudo, no fim de novembro do ano passado, surpreendendo a comunidade científica. A pesquisa, realizada pela Lund University, na Suécia, associa um aumento no risco de desenvolver câncer de próstata em homens que consomem o equivalente a uma lata de refrigerante por dia.
 
A notícia, publicada no renomado “American Journal of Clinical Nutrition”, acende o alerta para a importância de uma boa nutrição e da mudança de hábitos alimentares de homens que consomem uma grande quantidade de refrigerantes ou outras bebidas com adição de açúcar. Uma medida fundamental para evitar a doença que, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), afetará mais de 60 mil homens no país até o fim deste ano. O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.
 
Os pesquisadores acompanharam mais de 8 mil homens da região da cidade de Malmö (Sul da Suécia), com idade entre 45 e 73 anos, durante cerca de 15 anos. Todos anotaram minuciosamente os alimentos e as bebidas que ingeriram nesse período. Aqueles que beberam um refrigerante (330 ml) por dia estiveram 40% mais propensos a desenvolver câncer de próstata. Já os que tiveram uma dieta rica em arroz e massas apresentaram 31% mais chances de desenvolver formas mais benignas ou menos agressivas desse câncer. Esse risco foi aumentado em 38% para aqueles que ingeriram grandes quantidades de açúcar e cereais no café da manhã. Esses dados alertam todos os homens que têm o mau hábito de ingerir alimentos com grande quantidade de açúcar. A longo prazo, essa forma de se alimentar pode ser fatal! Por isso, fique atento a sua saúde!
 
______________________________________________________
 
*Médico oncologista e formado pela UFMG. Membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (Sboc), da American Society Clinical Oncology (Asco) e da European Society Medical Oncology (Esmo). Diretor de relações institucionais do Cetus Oncologia Hospital-Dia e da Oxion Medicina Oncológica. Presidente da Organização Regional de Combate ao Câncer (Orcca). doe@orcca.org.br



AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Mais. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Mais poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.