O retrato da mulher moderna

Janaina Barcelos

0
Criado em 20 de Setembro de 2013 Beleza
A- A A+
Coroada Miss Minas Gerais 2013, a betinense Janaina Barcelos conta como se prepara para a disputa do concurso nacional, que acontece no dia 28 de setembro, polêmicas da carreira e sua vida pessoal
 
Pollyanna Lima
Determinação e entusiasmo são característicasque podem definir a personalidade da betinense Janaina Barcelos, eleita recentemente a Miss Minas Gerais 2013. A bela jovem, de 25 anos, sempre sonhou ser miss e, para isso, traçou metas e se organizou para que esse sonho se tornasse realidade. Durante sua preparação, ela estudou muito, aprendeu outras línguas e morou, inclusive, no exterior.
 
Janaina começou a participar de concursos de beleza aos 8 anos de idade, época em que foi eleita Miss Mirim de seu colégio. Aos 16 anos, ela foi escolhida a garota mais bela de um famoso concurso em Belo Horizonte, em disputa com mais de 700 meninas. A partir de então, foi vencedora de outros diversos concursos e, em 2008, conquistou o título de Miss São Paulo e o quarto lugar no Miss Brasil.
 
A betinense conta que sempre teve o apoio de sua mãe para participar dos concursos, mas que seu pai não pensava da mesma forma. “Acho que ele não me apoiava porque tinha medo que eu me decepcionasse, pois, depois que ganhei o Miss São Paulo, ele ficou muito feliz. Pena que ele não está mais entre nós para compartilhar conosco a conquista do Miss Minas Gerais. Sei que ele ficaria muito orgulhoso”, afirma. O pai de Janaina morreu há três anos, vítima de câncer.
 
Ainda em 2008, Janaina resolveu tentar a sorte na Itália. Lá, trabalhou em dois dos principais programas da televisão local: o “Chiambretti Night” e o “Quelli del Calcio”. Conquistou a admiração de personalidades conhecidas, como o apresentador Piero Chiambretti e o príncipe Emanuel Filiberto de Saboya. Inclusive, foi convidada para fazer parte do “Big Brother” italiano, mas recusou, segundo ela, em virtude dos concursos e de outras propostas na TV daquele país. A miss ainda teve sua beleza comparada à Capela Sistina pela imprensa, uma representação do título máximo de beleza no país.
 
Em 2009, de volta ao Brasil, ela enfrentou a luta contra o câncer do pai até a sua morte, em 2010. Nesse ano, Janaina abandonou o sonho de ser miss, mais uma vez, e se focou nos estudos, dando início ao curso de jornalismo. Pouco tempo depois, trancou a matrícula e foi para os Estados Unidos aperfeiçoar seu inglês. Lá, acompanhou o concurso de Miss Universo, em Las Vegas, o que fez ascender, novamente, seu desejo de ser miss.
 
“Voltei ao Brasil decidida a disputar o Miss Minas Gerais. Essa vitória, para mim, foi uma realização pessoal. Daqui para frente é correr atrás do Miss Brasil e, em seguida, do Miss Universo, que é o meu maior desejo”, salienta. “Algumas pessoas acham que querer ser a Miss Universo é sonhar demais, mas eu penso o contrário. Temos de sonhar, sim, e correr atrás desse sonho para que ele seja possível. Quando acreditamos em nós, passamos essa confiança para as pessoas, inclusive, para os jurados. Creio que foi a minha determinação que me fez conquistar o Miss Minas Gerais 2013”, acrescenta.
 
 
Polêmicas
A miss revela que, nos concursos dos quais participou, ela passou por momentos bastante polêmicos. “Houve um em que as outras participantes desfilaram com uma faixa preta, protestando contra a minha presença. Só porque eu já havia participado de concursos maiores. A polêmica deste ano foi a declaração de uma das candidatas de que eu teria vencido por já ter trabalhando na TV Band. Mas isso não tem nada a ver, eu era terceirizada na empresa, não tinha nem contrato com eles”, rebate.
 
 
Projetos
Para vencer o Miss Brasil, que será realizado no dia 28 de setembro, em Belo Horizonte, Janaina tem uma rotina pesada. Corrida, academia, uma dieta rigorosa e muito estudo diário fazem parte dessa preparação. “Como o concurso de Miss Brasil será aqui em Minas, serei a anfitriã do evento. Tenho de estar bem preparada para falar sobre o Estado aos nossos convidados”, explica. Para Janaina, ser miss não é apenas ter um rosto bonito. “Ela é o retrato da mulher moderna, que sabe aliar cultura, beleza e desenvoltura. Para quem deseja ser uma miss, aconselho a estudar muito, ter simpatia, valorizar as coisas mais simples da vida e ser um exemplo de família”, finaliza.

Fotos: Júnia Garrido/ Divulgação




AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Mais. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Mais poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.