Orgulho nacional

Mundial de Clubes de Vôlei

0
Criado em 12 de Novembro de 2013 Esportes
A- A A+
Sada Cruzeiro, mais uma vez, mostra sua força e é consagrado, no ginásio poliesportivo de Betim, no dia 20 de outubro, o grande vencedor da competição interclubes mais importante do vôlei mundial
 
Ana Flávia Belloni
 
Ginásio lotado, olhares atentos e muita aflição. Esse foi o clima vivido pelos betinenses que prestigiaram o Sada Cruzeiro durante a conquista do maior título de sua história, na finalíssima da nona edição do Mundial de Clubes de Vôlei Masculino de 2013, realizado entre os dias 15 e 20 de outubro, no poliesportivo Divino Ferreira Braga. Apesar de acirrada, a disputa entre o time celeste e seu rival, o
Lokomotiv, da Rússia, ficou em três sets a zero, com parciais de 25 a 20 no primeiro set, 25 a 19 no segundo e 25 a 20 no terceiro e último set.
 
Na data histórica, o oposto do Sada, Wallace Souza, depois de levantar a taça, parabenizou os companheiros de equipe e destacou que a vitória foi mérito de todos: “Ela só aconteceu porque todos os jogadores entraram em quadra com a mentalidade de ajudar o time”, afirmou o camisa 8, um dos ídolos da torcida e grande estrela da Raposa.
 
Quem também deixou transparecer seu orgulho pela conquista do título foi o técnico argentino Marcelo Mendez, que assumiu o comando do Sada Cruzeiro, na temporada 09/10. Aparentemente sério, ele acompanhou com o olhar treinado todos os pontos a favor e contra a Raposa, porém, ninguém vibrou mais do que ele com o ponto que marcou a vitória do time. “Apesar do jogo complicado, a confiança permaneceu, condição que levou o time a uma vitória merecida”, comentou o técnico logo após a vitória do Sada.
 
 
Torneio inédito
O evento foi um marco para a história do esporte em Betim, já que, pela primeira vez, o município abriu as portas para receber a competição interclubes mais importante do vôlei internacional. Durante seis dias, a disputa reuniu campeões continentais e equipes de destaque no mundo, todas em busca de um mesmo objetivo: levar a taça de campeão do Mundial de Clubes de Vôlei Masculino.
 
Familiarizado com torneios de grande porte, como os jogos da Superliga Nacional e da seleção brasileira de vôlei, o Ginásio Divino Braga presenteou o público com um show de voleibol e de organização, já que proporcionou aos moradores da cidade e aos amantes do vôlei – considerado o segundo esporte mais popular entre os brasileiros – um tipo de lazer diferenciado.
 
 
Presenças ilustres
O prefeito de Betim, Carlaile Pedrosa, destacou a importância do evento para o município. “Fiquei entusiasmado em trazer o vôlei, novamente, para o município. Esse era um desejo que surgiu desde a minha última gestão, quando a cidade recebeu a Liga Brasileira”, afirmou.
 
Já o vice-presidente da Federação Mineira de Voleibol, Tomas Mendes, destacou a qualidade da infraestrutura do ginásio. “O Divino Braga está apto a receber competições de alto nível, já que vislumbra as características necessárias para atender a esses tipos de evento, além de possuir uma das melhores estruturas de vestiários”, o que, segundo ele, é difícil de se encontrar em Minas Gerais.
 
Prova disso é que o município atendeu com qualidade todos os que participaram do evento, para o qual foi disponibilizada uma estrutura completa, com quatro cabines de imprensa, posto de segurança, quatro alojamentos, espaço multiuso, sanitários, posto médico, vestiários, além de uma área de jogo de 1.600 m².
 
Segundo o empresário e presidente do Sada Cruzeiro, Vittorio Medioli, “foi uma honra para Betim receber um vôlei de tão alto nível e, igualmente, ter a capacidade de atender as delegações com excelência”, orgulhou-se.
 
Quem também assistiu compenetrado aos jogos das finais foi o vice-governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho. Ele destacou a importância do campeonato para o Estado. “Carlaile Pedrosa e Vittorio Medioli estão mais que de parabéns. Eles proporcionaram à cidade a capacidade de acolher muito bem, não apenas o campeonato, mas também os jogadores, suas respectivas delegações e o público, que marcou presença no evento.” Como bom torcedor, Coelho não deixou de elogiar a equipe que, segundo ele, “demonstrou total equilíbrio psicológico, competência e, sem dúvida, alcançou uma vitória incontestável”.
 
 
Premiações individuais
Além do primeiro lugar no torneiro internacional, o Sada Cruzeiro levou para casa os títulos de jogador mais valioso, conquistado por Wallace Souza, camisa 8; o de melhor ponteiro, para Joandry Leal Hidalgo, camisa 9; o de melhor levantador, para o camisa 7, William Arjona; e o título de melhor líbero, para Sergio Nogueira, o camisa 17 do time celeste.
 
Fotos: Ronaldo da Silveira




AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Mais. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Mais poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.