Outono/Inverno x Pele

POR Dra. Adriana Lemos (CRM–32011)*

0
Criado em 11 de Junho de 2014 Cuidar
A- A A+
A UMIDADE DO AR DIMINUI DURANTE as estações frias do ano e as temperaturas mais baixas levam à diminuição da transpiração corporal, fazendo com que a pele fique mais seca. Os banhos mais quentes provocam uma remoção da oleosidade natural da pele, diminuindo o manto (cobertura) lipídico que retém a sua umidade.
 
O fato é que nossa pele está mais propensa ao ressecamento no inverno, apresentando-se, às vezes, com aspecto esbranquiçado e com certa coceira, principalmente, nos pacientes mais idosos, ou nos portadores de dermatite seborreica, psoríase e dermatite atópica. Para evitar tais sintomas, é importante fazer, sobretudo, hidratações intensivas, ter uma alimentação saudável e beber bastante água, entre outros hábitos.
 
PROCEDIMENTOS DERMATOLÓGICOS
A baixa intensidade da radiação UVB nas estações mais frias facilita os tratamentos dermatológicos por reduzir os efeitos indesejáveis que podem ocorrer durante a recuperação da pele, que ocorre após o paciente realizar alguns procedimentos. Algumas delas são irritações, queimaduras, hipercromias pós-inflamatórias (escurecimento da pele) e intolerância aos ácidos de uso domiciliar e em consultório. Lembramos que a utilização do protetor solar se faz necessária durante todo o ano, mesmo nos dias chuvosos. Eles devem conter fator de proteção contra UVA e UVB.
 
Os procedimentos dermatológicos mais procurados nos meses frios são os peelings; retirada de lesões cutâneas; os tratamentos a laser para estrias, cicatrizes de acne, clareamento de manchas, remoção de tatuagens e rejuvenescimento da pela e a depilação a laser. As tecnologias mais usadas nos consultórios para atingir essas demandas são: DualDeep (laser de CO2 fracionado), IPL Quantum (Luz Intensa Pulsada), Spectra e Light sheer Duet.
 
O importante é entrar em sintonia perfeita com o outono/ inverno, saber aproveitar os benefícios e as atividades típicas dessas estações, permitindo-nos deliciar com a época mais elegante do ano e nos aquecer ao lado de pessoas importantes e queridas da nossa vida.
 
 
*Membro da Academia Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia e diretora administrativa da Clínica Yaga Laser & Cosmiatria – adriana@yaga.com.br.



AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Mais. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Mais poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.