Rebeldia em duas rodas

0
Criado em 14 de Novembro de 2012 Veículos
A- A A+

Eternizadas por James Dean como sinônimo de rebeldia, em “Juventude Transviada”, as motocicletas continuam com um quê de ferocidade e desafio; mas elas evoluíram: estão cada vez mais rápidas e versáteis

Com o design arrojado e considerado um dos modelos mais versáteis e robustos da linha Triumph, tradicional marca inglesa de motocicletas, a Tiger 800XC deverá comandar as vendas da marca no Brasil. Capaz de enfrentar diferentes condições, como situações off-road ou uma via asfaltada, a Tiger 800XC possui qualidades que a tornam uma ótima opção para o uso urbano.
 
Mas a motocicleta também estabelece novos padrões no setor de moto-aventura. Com suas rodas grandes e a suspensão de longo curso, a Tiger adora ser exposta a situações mais radicais. A motocicleta, com certeza, honra o nome e faz jus à força e à velocidade dos tigres.
 
 
Entre as características que garantem o bom desempenho do veículo, vale destacar seu resistente chassi de aço, o motor de três cilindros com 799 cc (94 cv de potência e 79 Nm de torque), o maior tanque de combustível da categoria (19 litros), a suspensão traseira de longo curso, o para-lama elevado e, opcionalmente, uma variedade de malas rígidas e macias para transportar todo tipo de carga.
 
Apesar de a Triumph Motorcycles ter anunciado recentemente, em julho deste ano, que a fábrica brasileira, em Manaus, estava quase pronta para iniciar a montagem das primeiras motocicletas, a produção em série dos modelos que serão comercializados no Brasil já está a todo vapor  a Tiger 800XC, claro, será um deles. A moto estará disponível nas cores preta, branca e verde. O lançamento oficial para o público brasileiro acontece neste mês, com a inauguração da primeira concessionária da fabricante inglesa no Brasil, a Triple Triumph, em São Paulo .
 
MOTOR
Tipo: refrigeração líquida, 12 válvulas, DOHC,
três cilindros em linha.
Cilindrada: 799 cc
Diâmetro x curso: 74 x 61,9 mm
Exaustão: 3 para 1 de aço inoxidável, silenciador
de aço inoxidável de alto nível.
Potência máxima: 94 cv a 9.300 rpm
Torque máximo: 79 Nm a 7.850 rpm
Alimentação: injeção eletrônica multiponto sequencial
Capacidade de óleo: 3,7 litros
 
TRANSMISSÃO
Marchas: 6
Transmissão final: corrente x ring
Embreagem: hidráulica, multidiscos
 
CHASSI
Quadro: Trellis de aço tubular
Braço oscilante: bilateral, liga de alumínio fundido
Roda dianteira: 36 raios, 21 x 2,5 polegadas
Roda traseira: 32 raios, 17 x 4,25 polegadas
Pneu dianteiro: 90/90 ZR21
Pneu traseiro: 150/70 ZR17
Suspensão dianteira: garfos invertidos Showa de 45 mm, 220 mm de curso
Suspensão traseira: Monoshock Showa com reservatório de óleo remoto,
pré-carga ajustável hidraulicamente, ajuste de
amortecimento rebote, 215 mm de curso da roda traseira
Freio dianteiro: discos duplos flutuantes de 308 mm, pinças
flutuantes Nissin de dois pistões
Freio traseiro: disco único de 255 mm, pinça flutuante
de pistão único Nissin
 
MOSTRADORES DE INSTRUMENTOS
Funções: pacote de instrumentos multifuncional em LCD, com
velocímetro digital, computador de bordo, tacômetro
analógico, indicador de marchas, medidor
de combustível e indicador de manutenção
 
DIMENSÕES E CAPACIDADES
Tanque de combustível: 19 litros
Comprimento: 2.215 mm
Largura: 865 mm
Altura (sem espelhos retrovisores): 1.390 mm
Altura do assento (ajustável): 845 mm e 865 mm
Distância entre-eixos: 1.545 mm
Peso (tanque de combustível cheio): 215 kg
Inclinação/trail: 24,3°/95,3 mm
 
GARANTIA
Dois anos, sem limite de quilometragem

Sinônimo de rebeldia

Ainda que a motocicleta tenha chegado a terras tupiniquins neste ano, os brasileiros  principalmente os apaixonados por motocicletas e cinéfilos de plantão – já conheciam os modelos Tiger pelas telas do cinema. Coincidência ou não, uma ancestral da Tiger 800XC também gostava de aventuras. A motocicleta da Triumph foi protagonista no filme “Juventude Transviada” (1955). Com James Dean pilotando uma Tiger T110, era impossível para os jovens da época não associar a moto à ideia de rebeldia transmitida pelo filme.
 
As motos da Triumph gostam mesmo de estrelar produções de Hollywood. Entre os principais filmes, podemos destacar “Missão Impossível 2” (2000) e “Missão Impossível 3” (2006), em que Tom Cruise usava uma Triumph Scrambler; já Richard Gere pilotou uma Triumph Bonnevil em “A Força de um Destino” (1982), e Steve McQueen, uma Triumph TR6 Trophy, em uma das principais cenas do longa “Fugindo do Inferno” (1963).
 
Para comemorar
A Triumph Motorcycles inicia oficialmente sua operação no Brasil no mesmo ano em que comemora os 110 anos de fundação de sua marca, uma das mais tradicionais do mercado mundial de motos. A Triumph é, hoje, a maior fabricante britânica do setor e também a marca de motocicletas que mais cresce no mundo, oferecendo uma gama variada de modelos de alta cilindrada para diferentes segmentos.
 
A Triumph vai comercializar no país modelos importados e nacionais produzidos na fábrica brasileira. Entre os modelos que serão estrangeiros, já está confirmado o Tiger Explorer, que disputa no segmento das motocicletas adventure touring. Ela vem equipada com motor de três cilindros com 1.215 cc, 137 cavalos e 121 Nm de torque – números que proporcionam ultrapassagens seguras e fôlego em altos giros, características que garantem emoção e conforto ao piloto.
 
Os amantes das duas rodas podem esperar porque muitas novidades ainda estão por vir.

 




AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Mais. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Mais poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.