Redescobrindo a Hidroxiapatita de Cálcio

Criado em 09 de Agosto de 2017 Saúde e Vida
A- A A+
Devido à grande demanda da sociedade moderna, existe um crescente avanço de procedimentos médicos que podem proporcionar uma harmonização natural da face, postergando cada vez mais uma intervenção cirúrgica. Porém, desta vez, venho abordar a forma inovadora da utilização de um produto já conhecido e usado para esse fim: a hidroxiapatita de cálcio. Trata-se de um produto consagrado, aprovado pelo Food and Drug Administration (FDA), que é uma agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, e também pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), como preenchedor e bioestimulador, totalmente biocompatível com a pele, indicado para a reposição do contorno e do volume facial, bem como para o rejuvenescimento das mãos, devolvendo volume, elasticidade e mais viço a elas. Ele apresenta uma particularidade que o torna uma opção bastante atrativa e diferenciada, pois, além de preencher ou volumizar, estimula a produção de colágeno pela pele, promovendo aquele efeito lifting, a famosa esticadinha tão desejada na pele. Esse diferencial o coloca em vantagem em relação a outros preenchedores para algumas indicações específicas, como a remodelação do contorno mandibular e o rejuvenescimento com volumização das mãos, oferecendo à pele tratada o benefício de melhora também da flacidez, com ganhos de firmeza e textura. Ou seja, é um preenchedor com efeito lifting.
Suas nova abordagem de diluição e nova forma de aplicação agora incluem rejuvenescimento de pescoço, colo, região interna dos braços e das coxas, bem como de outras áreas cujas firmeza e textura se deseja melhorar. A aplicação é bem tranquila, realizada em consultório mesmo, apenas com anestesia local, por meio de uma fina agulha ou cânula delicada, nas camadas profundas da pele. Observa-se um efeito volumizador imediato, mas, ao longo dos meses, ocorre o estímulo da produção de colágeno natural da pele, propiciando resultados que duram mais de um ano. Pode haver leve edema ou inchaço, até mesmo pequenos hematomas e leve sensibilidade ao toque, mas que desaparecem logo nos primeiros dias.
As principais áreas de indicação da hidroxiapatita de cálcio são aquelas que dão forma ao contorno do rosto, dos terços médio e inferior da face, principalmente ao da mandíbula, melhorando o sinal de “bulldog” e o “bigode chinês”, bem como aquela linha ou sulco que desce do canto dos lábios até a parte lateral do queixo. Os padrões de beleza masculina e feminina têm se mostrado com mandíbulas cada vez mais definidas, e esse efeito é atingido efetivamente com a hidroxiapatita de cálcio. Os resultados são muito satisfatórios. As mãos, por sua vez, também vão perdendo volume e elasticidade com o tempo, deixando tendões e veias mais visíveis, além da flacidez, que se instala de permeio a manchas senis. A hidroxiapatita devolve facilmente o volume perdido e atenua a evidência das estruturas que dão aspecto de envelhecimento às mãos, à face, ao pescoço, ao colo, à região interna dos braços e das coxas, além de melhorar visivelmente a elasticidade e a textura da pele.
Não há como contestar que a hidroxiapatita de cálcio tem seu lugar entre as várias opções de bons preenchedores disponíveis hoje no Brasil. O importante é ser bem indicado e bem aplicado por médicos capacitados para oferecer um resultado harmonioso e natural na face. 
 
 
Dra. Adriana Lemos CRM 32011 | Membro da Academia Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia | Diretora Clínica e Administrativa da Clínica Yaga - Saúde, Beleza e Bem-Estar |  adrianalemos.com | @dra.adrianalemos | adriana@yaga.com.br | yaga.com.br | @clinicayaga
 



AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Mais. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Mais poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.