REJUVENESCIMENTO ÍNTIMO

POR DRA. ADRIANA LEMOS (CRM–32011)*

Criado em 06 de Abril de 2016 Cuidar
A- A A+

COM O PASSAR DOS ANOS, a região genital feminina também enve­lhece, apresentando-se, gradativamente, com flacidez e redução do volume dos grandes lábios, o que pode deixar os pequenos lábios aparentes e provocar o escurecimento da pele da região vulvar e da virilha, bem como promover o surgimento de áreas de foliculite na região dos pelos pubianos; atrofia do canal vagi­nal, que se torna mais flácido e vê reduzida a lubrificação; certa incontinência urinária, dentre outras consequências.

O rejuvenescimento íntimo visa resgatar as características estéticas e funcionais presentes em uma genitália jovem. Exis­tem algumas técnicas cirúrgicas específicas para a região íntima feminina realizadas por ginecologistas e cirurgiões plásticos, como a ninfoplastia, que adequa o tamanho dos pequenos lá­bios à estética e à funcionalidade vulvares. Há também vários tratamentos dermatológicos não cirúrgicos que abordam o em­belezamento e o rejuvenescimento íntimos.

A principal procura pela estética íntima é da faixa etária entre 30 e 60 anos. Essas mulheres apresentam um objetivo unânime: elevar a saúde, a autoestima e o bem-estar, o que reflete direta­mente na vida sexual e no dia a dia delas. Não há um padrão úni­co de beleza íntima, mas é certo que uma genitália com aspecto mais jovem e com mais vigor é aquela cujos grandes lábios têm o volume e a elasticidade preservados e que recobrem os peque­nos lábios; e cuja pele possui uma cor uniforme, sem manchas e sem a presença de pelos encravados ou áreas de foliculite.

Os principais procedimentos dermatológicos usados para o rejuvenescimento íntimo são:

Peeling íntimo: consiste na aplicação de ácidos específi­cos que têm o objetivo de esfoliar e descamar, o que propicia a renovação da pele, melhorando a textura e o clareamento da região genital, da parte interna da coxa, da virilha e, até mes­mo, dos glúteos (nádegas).

Depilação permanente a laser: tratamento ideal para a foliculite de repetição (“pelos encravados”), pois reduz, sig­nificativamente e de forma permanente, o crescimento dos pelos pubianos e da virilha, proporcionando uma pele mais lisa, macia e clara na região. A depilação total também evita o surgimento dos pelos pubianos brancos, os quais envelhecem a genitália e não têm solução, a não ser a tintura, o que não é recomendado.

Resurfacing íntimo: é a utilização do laser de CO2 fra­cionado para o rejuvenescimento da pele da região genital e da virilha, oferecendo a melhora do colágeno, da elasticidade cutâneas e da textura da pele, além de promover o clareamen­to do local, deixando a pele dos grandes lábios e da virilha mais lisa, elástica e clara.

Preenchimento íntimo: procedimento médico realizado com ácido hialurônico. Tem o objetivo de devolver volume aos grandes lábios e melhorar o aspecto flácido deles. O resulta­do é imediato, porém temporário, durando em torno de dois anos, dependendo do produto que for utilizado. Técnica sim­ples, feita em consultório.

Radiofrequência íntima: a flacidez dos grandes lábios também pode ser tratada pela radiofrequência, a qual leva ao estímulo de colágeno e à melhora significativa da aparência da pele. Uma ponteira delicada é usada para se adaptar à região.

Spectra íntimo: O Spectra é um laser versátil, específico para tratar diversos tipos de manchas na pele, propiciando ótimos resultados com o clareamento das hipercromias (man­chas) perineais. É um tratamento eficaz, que não provoca des­camações ou irritações na pele, tampouco desconforto dolo­roso no paciente.

Diante de tantas opções de rejuvenescimento e embele­zamento genital, as mulheres podem elevar mais ainda sua autoestima e se sentir mais seguras em suas relações afetivas, alcançando, assim, novas conquistas na vida.

*Dra. Adriana Lemos CRM 32011 | Membro da Academia Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Laser em Medici­na e Cirurgia | Diretora clínica e administrativa da Clínica Yaga - Saúde, Beleza e Bem-Estar | @clinicayaga | @dra.adrianalemos | adriana@yaga.com.br




AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Mais. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Mais poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.