Saúde sobre duas rodas

Equipe de mountain bike promove o esporte não apenas como meio de competição, mas também como estilo de vida

Criado em 18 de Dezembro de 2017 Esportes
A- A A+

Um grupo de amigos sedentários ou que quase não praticava esportes e que, de repente, decidiu mudar de hábitos. As reuniões, antes para conversar ou comer um petisco, deram lugar aos encontros para a prática de mountain bike. Despretensiosamente, o grupo se transformou na equipe de competição TFAL Team, que, atualmente, participa de provas em todo o Brasil e até fora do país.

“Imagine um cara que não praticava esporte e, no ano passado, terminou em primeiro lugar no Nacional de Mountain Bike”, comemora o empresário e um dos idealizadores da proposta, Remerson Neri, de 38 anos. Ele conta que, no início, as coisas não foram fáceis, mas que, aos poucos, o esporte entrou na rotina de vida dele e dos amigos, virando um hábito. Com a seriedade na atividade física só aumentando, os hábitos alimentares também mudaram para uma alimentação mais equilibrada.

O empresário Remerson Neri é um dos idealizadores da equipe TFAL Team, que surgiu despretensiosamente em Betim e, hoje, participa de provas internacionais

Os louros ele começou a colher um tempo depois: dos 90 kg que tinha chegou aos atuais 67; as dores no joelho por falta de fortalecimento da musculatura desapareceram; e, como consequência de todo o esforço, vieram as medalhas.

A história é comum aos demais integrantes da equipe, que também possuem um antes e depois da prática esportiva. É o caso do empresário Juarez Soares Pitta, de 41 anos. Antes, ele tinha uma vida sedentária e sem rotina alimentar e, depois, passou a ser um atleta amador e, na balança, viu os números baixarem de 102 kg para 82. “Meu porte físico mudou completamente depois de começar a andar de bicicleta. Mas a mudança maior, sem dúvida, foi a interna. A bike me trouxe disciplina, concentração e hábitos saudáveis, dos quais, hoje, não abro mão por nada”, destaca.

Transformação

A equipe é composta por dez integrantes, todos amigos de Betim, que iniciaram as atividades como hobby há sete anos. Atualmente, eles treinam em média cinco vezes por semana e participam de competições, muitas delas individuais, mas representando a equipe. Além das provas, o grupo também tenta difundir o esporte e hábitos saudáveis de vida.

Ocasionalmente, eles promovem corridas beneficentes, eventos esportivos e patrocinam alguns atletas amadores para que o esporte seja mais visto. “Nosso objetivo é divulgar a atividade para as pessoas que ainda não tiveram acesso a ela. Não é só buscar para nós, mas queremos que todos comecem a enxergar o esporte como uma maneira de melhorar a vida. Hoje o futebol está muito em evidência, mas existem muitos outros acessíveis”, afirma Neri, que começou a cursar educação física após a mudança de hábitos.

Quem incentivou o grupo foi o personal training Wladimir Ferreira, de 41 anos, que é praticante do mountain bike desde 1996. Ele competiu por cerca de cinco anos. A atividade se transformou em lazer por um tempo, e a coisa ficou séria novamente após a formatação da TFAL Team.

“O esporte muda as pessoas, traz qualidade de vida, previne doenças, socializa, seja por lazer, seja por saúde ou por estética, além de ser competitivo. Fico muito feliz em saber que tenho plantado a semente do esporte, como treinador ou como amigo, seja para aprimorar a performance, seja para perder peso, ganhar músculos ou simplesmente melhorar o sono. Vê-los atingirem seus objetivos não tem preço”, comemora.

A equipe TFAL já participou de provas como a Copa Internacional de Mountain Bike, os campeonatos Mineiro e Brasileiro de Mountain Bike, o Brasil Ride, a etapa da Copa do Mundo (Itália), e, em 2018, Remerson Neri representará a equipe na ultramaratona Cape Epic, que será realizada em março na África do Sul.

Bem-estar

O cirurgião-dentista Daniel Campolina, de 35 anos, é outro integrante da equipe. Ele já praticava outros esportes, mas, com o tempo, surgiu a paixão pelo mountain bike. O incentivo para aderir ao esporte foi acompanhar a motivação dos amigos.

Ele chegou a conquistar títulos regionais e, como destaque, cita a vitória na Copa Centro-Oeste de Mountain Bike. Além de Campolina colecionar medalhas, ele conquistou bem-estar no trabalho e no convívio social, bem como boa saúde, por meio da prática.


“A brincadeira de andar de bike é viciante. Falo com emoção sobre esse esporte e garanto que qualquer pessoa pode ser contemplada com a magia do mundo sobre uma bicicleta. Entre inúmeros fatores positivos agradeço muito ao esporte pelos amigos e pela família que ganhei! Betim é um grande celeiro no mountain bike nacional. Grandes atletas, grandes amigos”, afirma.

O empresário Juarez Pitta também elenca os benefícios que a prática promove: bem-estar e prazer, além de disciplina e superação dos próprios limites. “Incentivo a todos que estão achando que não dá tempo de começar a praticar qualquer esporte a iniciarem já. Enquanto houver saúde, você poderá realizar qualquer coisa. Comece hoje essa vida no esporte, que, garanto, será um divisor de águas”, salienta.

Hábitos alimentares

De acordo com o personal training Wladimir Ferreira, a atividade física regular previne uma série de doenças, além de promover benefícios emocionais. Segundo ele, o mundo moderno contribui para que, a cada dia, cresça o número de problemas de saúde relacionados ao sedentarismo. “A atividade física reduz o risco de morte por enfermidades cardiovasculares e diabetes, controla o peso, diminui a hipertensão, a depressão e a ansiedade, além de melhorar a mobilidade e a autoestima”, detalha.

A nutricionista Flávia Torres completa, afirmando que, para a eficácia da prática regular de atividades físicas, é necessário aliá-la a bons hábitos alimentares, principalmente quando o objetivo é o emagrecimento. Segundo a especialista, para evitar a perda de massa muscular e promover um ganho (hipertrofia), é importante haver a boa ingestão de alimentos ricos em proteínas, chamados de estruturais, uma vez que eles participam da composição do corpo.

“Podem ser de origem animal, como peixes, carnes, ovos, leite e derivados, ou mesmo de origem vegetal, como soja, feijão, lentilha, ervilha, amendoim, castanhas e sementes. Além disso, recomendo que, antes dos exercícios físicos, as pessoas façam a ingestão de alimentos energéticos (carboidratos complexos), como mandioca, batata-doce, pão integral, macarrão integral ou frutas com cereais, que melhoram o desempenho nos exercícios”, completa.

Ela ainda lembra que a ingestão de água também é fundamental para o bom funcionamento do corpo em geral, sobretudo durante os exercícios, pois, além de manter a temperatura corporal, ela participa de todas as reações químicas que ocorrem no organismo.




AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Mais. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Mais poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.