Surpreenda as visitas

0
Criado em 20 de Fevereiro de 2013 Decoração
A- A A+

 

Pequeno e muitas vezes deixado em segundo plano na decoração de um lar, o lavabo – ambiente composto por  uma pia e um vaso sanitário – é fácil de decorar e ótimo para ousar; se bem projetado e montado, esse cômodo, considerado um dos mais reservados de uma casa, pode render vários elogios.
 
Ele é, geralmente, o menor cômodo de uma casa e tem se tornado um importante espaço da residência. O lavabo, local que é composto por uma pia para lavar as mãos e um vaso sanitário, tem atraído cada vez mais a atenção das pessoas. Se bem projetado e montado, ele é sinônimo de boa impressão para as visitas. Muitas são as razões para que se decida fazer um lavabo em casa, mas a principal delas é a privacidade. “Não existe uma regra que explique a razão. Na maioria das vezes, o princípio que é utilizado é quando o cliente quer ter mais privacidade no banheiro social, assim, cria o lavabo para visitas, separando o uso da área íntima. Quando a residência tem apenas suítes, usa-se o lavabo para as visitas”, afirma a arquiteta e
designer de interiores Cíntia Rezende. E para fazer um lavabo que acompanhe o projeto da casa, é preciso pensar bem e pesquisar muito. A opinião de um especialista também conta bastante, já que ele tem embasamento para sugerir e mostrar qual o melhor caminho. Por ser um espaço pequeno – em casas amplas, tem em torno de 1,20m² x 1,20m² e, nas menores, entre 0,90m² x 1,50m² –, deve ser bem projetado. O banheiro social pode ser montado com vários materiais, desde madeira a aço inox. Os detalhes chamam bastante a atenção, por isso, devem ser bem pensados e estar interligados harmoniosamente com o projeto. “Não existe uma diferença de forma. Pode ser tanto quadrado quanto retangular. Vai conforme a necessidade e o espaço interno disponível”, explica Cíntia.

 

 

Como decorar seu lavabo com estilo e requinte:
 
Espelho
O ideal é colocá-lo à frente da porta, juntamente com a pia de lavar as mãos 
Iluminação
Ponto-chave do espaço, ela deve ser pensada conforme o objetivo e o gosto da pessoa. Pode-se direcioná-la no  ponto em que se queira destaque
Paredes
Há diversos revestimentos que podem ser usados. As cores devem estar em harmonia com os demais objetos. Por isso, saber combiná-las é fundamental
Bancada
Pode ser feita de mármore, granito e vidro. O importante é estar de acordo com o gosto da pessoa
Objetos decorativos
Plantas são bastante indicadas, principalmente, a orquídea. Mas um quadro ou algum painel que combine com o  estante do espaço também dá um toque especial
 
Decoração
Como em todo projeto, os detalhes devem ser bem pensados. Para que o banheiro social fique aconchegante e destacado, uma das dicas é aproveitar totalmente o espaço. “A regra básica é nunca colocar o vaso sanitário na frente da porta. O correto é que, quando você for abri-lo, possa visualizar o lavatório e o espelho. O tamanho e o formato de ambos não interferem na forma de decorar. O interessante é criar algo novo e diferente em cada espaço”, afirma.
 
Um dos pontos-chave é o espelho, que, segundo a arquiteta, deve ser dimensionado de acordo com o estilo da decoração. “Depende do que a pessoa quer. Existem estilos modernos, contemporâneos e clássicos. Os detalhes e os tamanhos também dependem do gosto de cada um”, pondera.
 
Outra característica que deve ser bem observada na hora de montar seu lavabo é a iluminação. Ela varia segundo o tamanho do ambiente e o efeito que se quer provocar. “Se você quer uma luz mais direta para o espelho, para fazer uma maquiagem, por exemplo, você deve focar para esse local. Há também a opção de uma luz indireta, com o foco fechado para criar um detalhe na parede ou na pastilha para o revestimento escolhido. Ou, ainda, pode-se colocar uma luz mais suave, se a pessoa quiser uma coisa mais leve. Enfim, a iluminação é fundamental na decoração, por isso, é importante fazer, junto com o projeto de decoração, o projeto luminotécnico”, aconselha.
 
Aparência
Outra vantagem do lavabo é que você pode utilizá-lo com diversos revestimentos nas paredes. Esse é um fator primordial para que a aparência agrade. “Primeiro, é preciso definir a linha da decoração, as cores predominantes que criam uma harmonia entre os acabamentos. Em relação aos revestimentos, podem-se usar papel de parede, pintura, textura, cerâmica, porcelanato,
pastilha, vidro, metal, madeira. Há uma infinidade de opções”, destaca Cíntia.
 
E esse ponto reflete diretamente na escolha da bancada. “As opções são infinitas. O mais comum é o granito, mas pode-se usar madeira, vidro, mármore, entre outros. A escolha deve levar em consideração a harmonia entre os acabamentos”, completa. 
 
Depois de tudo pronto, salienta Cíntia, há quem deseje enfeitar o espaço, isto é, colocar “a cereja do bolo” do lavabo. “Uma boa escolha são as plantas. A mais indicada é a orquídea. Outra opção são os arranjos de vidro. Em uma parede que estiver   sobrando, por exemplo, você pode utilizar um pequeno jardim, feito com pedras, que podem ser retiradas para serem lavadas, acompanhadas de algum vaso de planta. Isso cria um ambiente agradável e mais natural ao banheiro social. O uso de quadros, painéis ou fotos também é bem-vindo, desde que esses objetos combinem e se harmonizem com o projeto”, finaliza.

 




AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Mais. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Mais poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.