Tratamento para melasma chega a Betim

POR Dra. Adriana Lemos (CRM–32011)*

0
Criado em 14 de Abril de 2014 Cuidar
A- A A+
O depoimento dos pacientes portadores do melasma que já se submeteram a vários outros tratamentos clareadores e, agora, ao do Spectra, é muito animador. Eles afirmam ter adquirido mais liberdade no dia a dia, já que não precisam usar continuamente ácidos e clareadores em casa e não têm mais aquele receio de ver retornar as suas manchas após uma viagem de férias para a praia, por exemplo.
 
Spectra Laser Toning™ é um laser ND YAG 1064 nm projetado para atacar as células causadoras do melasma, aquelas manchas acastanhadas da face, de difícil tratamento até o momento, e que surgem, usualmente, durante a gravidez ou em outras fases da vida de homens e mulheres. Essa nova tecnologia ataca diretamente os dendritos dos melanócitos, que produzem melanina em exagero no melasma e reduzem o tamanho das células do pigmento.
 
Ao contrário do que se pode pensar sobre um aparelho de laser, o Spectra não causa dor, pois os seus pulsos são curtos e rápidos e produzem menos efeitos térmicos, minimizando, assim, o processo inflamatório. Porém, ele proporciona maior fragmentação da melanina, o que evita a recorrência do melasma depois do tratamento, como ocorre nas demais tecnologias a laser e, até mesmo, nos peelings seriados.
 
Essa é uma particularidade que faz toda diferença em relação aos outros tratamentos utilizados, até o momento, pela dermatologia para o melasma. Isso porque ele torna praticamente desnecessário o uso domiciliar de ácidos e clareadores diariamente, uma vez que a chance de um “rebote” ou um retorno da mancha é infinitamente menor quando há nova exposição solar. Essa última é considerada o “gatilho” para que essas manchas voltem nos pacientes que já têm predisposição genética ou alterações hormonais (causadas durante a gravidez ou pelo uso de anticoncepcionais) para o desenvolvimento do melasma. O laser é também indicado para remoção de tatuagens, poros dilatados, micoses de unha (onicomicoses), olheiras e acne ativa.
 
O depoimento dos pacientes portadores do melasma que já se submeteram a vários outros tratamentos clareadores e, agora, ao do Spectra, é muito animador. Eles afirmam ter adquirido mais liberdade no dia a dia, já que não precisam usar continuamente ácidos e clareadores em casa e não têm mais aquele receio de ver retornar as suas manchas após uma viagem de férias para a praia, por exemplo.
 
O tratamento consiste em dez sessões semanais, que duram cerca de 20 minutos cada uma. Porém sessões esporádicas de manutenção podem ser necessárias. Durante esse período, o paciente sente apenas um leve formigamento na região onde o laser está sendo aplicado e nota-se uma pequena vermelhidão logo depois, o que desaparece em poucas horas, podendo o paciente retornar imediatamente a suas atividades diárias. O tratamento dispensa o uso de anestésicos tópicos.
 
O Spectra Laser Toning™ é fabricado pela empresa americana Lutronic, sendo importado e comercializado no Brasil pela Skintecmedical. Ele é o único laser com aprovação nos Estados Unidos pela Food and Drug Administration (FDA) para o tratamento do melasma, já registrado também no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
 
Em Betim, a nova tecnologia estará disponível aos pacientes a partir de maio deste ano. Sua chegada ao município é um marco para o segmento e faz com que a cidade se posicione definitivamente entre as que possuem as melhores tecnologias de ponta do país, abrangendo, a partir de agora, todos os tratamentos na área da dermatologia estética (cosmiatria).
 
*Membro da Academia Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia e diretora administrativa da Clínica Yaga Laser & Cosmiatria – adriana@yaga.com.br.



AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Mais. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Mais poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.