Um olhar artístico para os pequenos

Especialista em registros de recém-nascidos, a fotógrafa betinense Jéssica Nery é reconhecida em concurso internacional depois de ter duas fotografias premiadas entre mais de mil inscritas

Criado em 28 de Setembro de 2016 Talento
A- A A+

Sara Lira

Uma fotógrafa de Betim de apenas 24 anos tem se destacado internacionalmente pelo trabalho que desenvolve. Especialista em registrar fotos newborn (de recém-nascidos), de crianças, gestantes e família, Jéssica Nery teve duas fotos premiadas no Outstanding Maternity Awards 2nd Season, concurso internacional que avalia as melhores imagens de família. Segundo a profissional, as fotografias foram selecionadas entre mais de mil inscritas.

Há seis anos na fotografia, Nery começou registrando todos os tipos de momentos, mas, seis meses depois dos primeiros cliques, ela já se enveredou pelo estilo família de fotografar. Apesar de entender que essa premiação é um reconhecimento do que tem feito ao longo dos últimos anos, Nery parece ainda não acreditar no resultado. “Quando recebi o e-mail comunicando a seleção de minhas fotos, passei mais de uma semana em choque. Inscrevi dez fotos, mas jamais pensei que uma ganharia o prêmio, quem diria duas! Concurso de fotos é difícil. Os jurados levam em consideração diversas coisas que nem sempre praticamos no dia a dia. O olhar artístico é o principal. Quando vi que duas imagens minhas tinham sido premiadas e com jurados que são grande inspiração para meu trabalho, senti uma emoção que não consigo descrever”, relata.

As imagens premiadas resumem um pouco do que ela produz no cotidano. A primeira fotografia selecionada no concurso retrata uma menininha com o rosto pintado e mostrando uma “janelinha” de um dente que havia acabado de cair. “A Isadora é filha de uma grande amiga minha. Nesse dia em que a fotografei, eu convidei a família para um ensaio que tem tudo a ver com os dois filhos do casal, a Isa e o Lucas. Arte, bagunça, brincadeiras e risadas. Fizemos muitas fotos sensacionais! No fim da sessão, a Isa veio me mostrar que um dente de leite tinha caído e que ela estava com “janelinha” na boca. Nesse momento, fiz o registro”, conta.

Já a segunda fotografia premiada foi produzida durante um ensaio de newborn, em que Jéssica conseguiu registrar a lágrima que saía do olhinho de um menininho que tinha apenas 8 dias de vida. “O Lucas era um bebê fora do normal de calmo, pois ele dormiu na sessão inteira. E, durante o sono, ele teve muitos sonhos: ficava rindo, mexendo os olhinhos. Quando eu estava preparada para fazer uma foto do detalhe da mãozinha, ele mexeu os olhinhos, e saiu uma lágrima. Foi um momento único”, lembra.

Desafios

Bebês e crianças têm vontade própria e personalidade aflorada. Por isso, fotografá-los requer muito preparo e profissionalismo. “Temos, sim, muitos desafios. Cada criança é única, tem uma personalidade, um jeito e um tempo. Precisamos ter muita paciência e saber respeitar a singularidade de cada um. Por isso, os ensaios nunca têm duração. Às vezes, em 15 minutos, eu faço milhões de fotos lindas, e, em outros casos, a gente precisa ir com calma e esperar a criança se adaptar. Mas, no fim, eles não resistem”, afirma.

Jéssica conta que, desde que decidiu atuar nesse ramo, estuda e participa de capacitações com fotógrafos experientes. Entre os cursos a que já assistiu estão um workshop com a renomada Stephanie Robin, fotógrafa canadense especializada em newborn, e, mais recentemente, o curso “Eu sei como funciona o recém-nascido”, ministrado por duas enfermeiras neonatais. “Nele aprendemos sobre fisiologia e anatomia dos bebês, além de várias técnicas de primeiros socorros”, revela.  Esse preparo e sua dedicação ao trabalho lhe renderam outro louro: tornar-se uma das sócias da Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nascidos (ABFRN).

Amor de sobra

Nery brinca que, na verdade, não foi ela quem escolheu fotografar as crianças. Foram os pequenos que a escolheram porque ela é agitada e brincalhona, características que fotógrafa acredita serem comuns às crianças. Já a opção de registrar gestantes seu deu pelo encantamento que Jéssica sente pela gravidez. A fotografia newborn chegou como um amor à primeira vista. “Quando vi um ensaio nesse estilo, soube que queria aquilo. Estudei muito para conseguir chegar a um resultado legal, e ainda estudo, pois sempre busco melhorar. Os bebês são tão fofinhos! A cada ensaio, eu me apaixono ainda mais por eles”, diz.

Fotografar os bebês requer muito cuidado, conforme salienta Nery. Tanto que o espaço onde os ensaios ocorrem é especialmente preparado para os pequeninos, com higienização e climatização especial. Jéssica recomenda que as fotos sejam produzidas nos primeiros dias de vida, quando o bebê ainda tem sono profundo, para que ele fique tranquilo nas posições colocadas para os cliques.

Atualmente, a fotógrafa atende a clientes não apenas de Betim, mas de cidades toda a região, como Belo Horizonte, Contagem, Nova Lima, Lagoa Santa, Vespasiano, Itaúna, Mateus Leme, Juatuba, Divinópolis, São Joaquim de Bicas, Pará de Minas, Sete Lagoas, entre outras. Além dos bebês, ela fotografa momentos pra lá de especiais envolvendo os pais e a família, como batizados, aniversários e, até mesmo, o parto.

“São momentos que não têm como dar ‘replay’, e, por isso, as pessoas têm buscado a cada dia mais o registro profissional, mesmo com o avanço da tecnologia, que disponibiliza câmeras no celular cada vez melhores”, diz Jéssica, que ressalta a razão principal pela busca por um profissional fotógrafo. “A fotografia profissional não está ligada somente à qualidade propiciada pelo equipamento. Vai muito além disso! É visão, é conhecimento do momento certo para fotografar, é luz, enquadramento, edição. Além disso, cada fotógrafo insere em seu trabalho todas as suas experiências e emoções”, resume. E o resultado proporcionado por esse misto de sentimento, tecnologia e trabalho é percebido no olhar de pais e crianças quando têm o primeiro contato com suas fotos prontas. “Eu amo quando tenho a oportunidade de entregar as fotos pessoalmente. A emoção no rosto da família quando vê aquelas fotos é de um valor imenso”, finaliza.




AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Mais. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Mais poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.