Um retorno majestoso

0
Criado em 14 de Novembro de 2012 Decoração
A- A A+

 

Considerado cafona há alguns anos, o revestimento em laca volta a ser uma das apostas da indústria moveleira; além da sofisticação e do requinte, ele proporciona ao ambiente facilidade de limpeza e sensação de amplitude
 
Muito utilizado no acabamento final de móveis de madeira, o revestimento em laca está de volta, com força total na decoração de interiores. Mais nova aposta da indústria moveleira no país, o material deixou ser somente em tons preto e branco.  A ordem é abusar das cores e trazer mais vida e sofisticação ao ambiente de sua casa.
 
Cores pastel, como o bege, ou fortes, como o amarelo e o vermelho, segundo a arquiteta Roberta Nágella, estão na moda, dependendo do estilo da decoração. “O uso dessas cores, principalmente se for em alto brilho, dá um toque de ousadia ao ambiente, proporcionando, assim, um charme irreverente ao local, além de ser uma tendência para esta e também para a próxima estação”.
 
A arquiteta lembra que, há alguns anos, a laca chegou a ser considerada por algumas pessoas como “fora de moda”. “Hoje, ela se tornou peça-chave na decoração. A laca de alto brilho pode ser usada como revestimento de estantes, cômodas, cabeceiras, escrivaninhas e outros móveis, além de poder atuar em qualquer espaço, quartos, salas e lavabos”, informa Roberta.
 
 
Pensando nessa nova tendência, a Lider Interiores desenvolveu uma linha de móveis laqueados para atender a todo tipo de gosto do consumidor brasileiro. Uma delas pode ser vista na Mostra Lider de Ambientes Decorados, na loja da Lider em Mateus Leme.
 
A designer de produtos da Lider Interiores lembra que a laca começou a ser inserida como opção de acabamento na mobiliadora em meados da década de 80. “Em 2000, a laca na cor preta teve grande êxito. Já em 2008, adicionamos à nossa linha de acabamentos um leque variado de cores que, hoje, conta com 180 opções de tonalidades, entre foscas e brilhantes. Dentre os fatores que nos movem a investir nesse material, destaco a resistência, a uniformidade de cores e tons e a sustentabilidade, já que aplicamos a laca sobre o MDF, uma fibra de média densidade que é produzida com madeira de reflorestamento. Além disso, a laca é sempre tendência, e existe uma grande demanda por ela”, destaca Glauciene Duarte. 
 
A designer ressalta que beleza, funcionalidade e versatilidade são características determinantes para que profissionais de decoração e clientes façam suas escolhas. “Exatamente por isso, a laca é uma das preferências entre eles. Com a laca,   podem-se coordenar as cores de cada peça com cortinas, almofadas, tapetes e outros elementos do conjunto. Além da sofisticação e do requinte, o material proporciona facilidade de limpeza e sensação de amplitude, já que é refletivo”, afirma a profissional.
 
Dicas 

Para compor a decoração:

 

1I Os móveis laqueados podem ser mesclados com outros materiais, mas é importante atentar para a harmonia entre eles, utilizando-se, por exemplo, o tom de madeira com uma laca de cores vivas, como o amarelo e o goiaba; 
2I A mistura de laca com espelho fica sensacional e dá um charme ao ambiente, além de proteger o móvel. Mas cuidado com a cor do espelho: deve estar em sintonia com a da laca;
3I U se e abuse da laca em painéis, mesas de cabeceira, estantes, armários e racks. Ela irá valorizar o espaço; 
4I Se seu ambiente permitir, a laca pode ser usada em cores vivas, como turquesa, amarelo, goiaba e berinjela, que dão um toque mais do que especial.
 
Um pouco da história da laca
A arte da laca já era praticada na China, por volta do século VI a.C.. A secreção natural de um inseto, a goma funcionava como uma resina especial, que logo foi descoberta e utilizada na fabricação de móveis. A laca era uma prática alternativa em impermeabilização e acabamento, inicialmente, relacionada à nobreza antiga e, por isso, proporcionava status a quem a utilizava.
 
Por ter um acabamento muito liso e ser agradável ao toque, ela se tornou muito apreciada na Europa, no século XVIII, e continua a ser produzida tanto em países do Oriente como do Ocidente. Hoje, a laca é uma cobertura para a proteção da  superfície e se dá através de uma pintura a jato, com tinta automotiva, nas opções fosca e em alto brilho. O revestimento ficou acessível aos consumidores.

 

Cuidados
Para os que adoram o colorido da laca de alto brilho, alguns cuidados são importantes para preservar a vivacidade da cor. A arquiteta Roberta Nágella explica que, como a tinta usada é a automotiva, a cera para automóveis ajuda na manutenção, devendo ser aplicada de seis em seis meses.
 
“Já para proteger a laca de arranhões, por exemplo, em aparelhos como a mesa de jantar, deve-se optar por móveis que têm proteção de vidro. No momento da limpeza, a laca necessita de vários cuidados para ser preservada e ter durabilidade.
 
Não é permitido usar nenhum produto abrasivo ou que contenha qualquer tipo de solvente. O ideal é utilizar um pano úmido e, depois, polir a superfície com uma flanela seca. 
 
Podem-se usar detergente neutro ou sabão de coco para retirar alguma sujeira, mas é aconselhável fazer o uso de uma flanela limpa e seca na sequência a fim de retirar qualquer tipo de resíduo”, frisa a arquiteta.



AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Mais. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Mais poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.