Velocidade e conforto

0
Criado em 18 de Dezembro de 2012 Veículos
A- A A+

Alta performance e design luxuoso envolvem o F-Type, novo esportivo de dois lugares da Jaguar que deve ser lançado no Brasil em 2013

Pense em um conversível histórico, luxuoso e potente. Descendente do E-Type, clássico que fez sucesso nos anos 60 e  70, o F-Type é o novo esportivo de dois lugares da Jaguar. Com lançamento no Brasil previsto para 2013 e ainda sem preço divulgado, o conversível representa o regresso às origens da marca e a continuação de sua linhagem esportiva. “O F-Type não foi concebido para ser como qualquer outro veículo esportivo. É um esportivo Jaguar ultrapreciso, potente, sensual e, acima de tudo, que se sente vivo”, afirma Adrian Hallmark, diretor global da Jaguar.
 
Em seu design, o F-Type apresenta linhas mais limpas. Uma delas passa pela parte superior dos para-lamas, antes de encontrar com a linha da porta e de acabar no spoiler traseiro. Os puxadores são um exemplo da leveza no design do carro. Eles são ocultos. Permanecem embutidos no painel da porta até serem desbloqueados, acionando um botão do comando à distância ou até o condutor tocar uma área sensível do puxador. Quando o veículo arranca, os puxadores voltam à sua posição oculta, criando uma superfície aerodinâmica ininterrupta.
 
 
Para retirar o máximo de proveito dessa avançada estrutura, o F-Type dispõe de uma suspensão dianteira e traseira em alumínio de triângulos duplos sobrepostos. Lembrando que o F-Type foi concebido com base na quarta geração da consagrada arquitetura em alumínio de peso reduzido da Jaguar, que utiliza uma tecnologia pioneira na indústria do automóvel. Essa arquitetura foi otimizada para proporcionar a maior rigidez possível ao sistema da suspensão, com melhorias superiores a 30% em áreas-chave em comparação com qualquer outra aplicação da Jaguar. 

Design interno

O acabamento interno não poderia ser mais luxuoso. A intenção era criar um cockpit (cabine do piloto) envolvente para o condutor, com todos os controles ao alcance das mãos. “Queríamos que a experiência de se sentar num F-Type fosse entusiasmante. A cabine do piloto de um esportivo deve ser um local pessoal, e, por essa razão, o nosso objetivo foi proporcionar a sensação de que as superfícies fluíssem para baixo e envolvessem o condutor”, diz lan Callum, diretor de design da Jaguar.
 
O volante, de três raios de diâmetro, também será disponibilizado com acabamento em couro ou em alcantara (nome dado ao material usado para cobrir superfícies, proporcionando um acabamento luxuoso). Para oferecer mais conforto ao motorista, o volante enquadra um par de instrumentos analógicos com os números do tacômetro maiores e a tipografia mais arrojada que os do velocímetro, estimulando o condutor a explorar ao máximo o desempenho do motor.
 
O sistema de ventilação também não passa despercebido, incorporando saídas de ar ocultas na parte superior da consola central do veículo. Controladas por algoritmos programados no sistema de controle de temperatura, essas saídas de ar permanecem ocultas até que sejam necessárias para proporcionar um ajuste rápido da temperatura, momento em que se elevam na parte superior da consola central.
 
Os bancos esportivos têm ajuste elétrico de inclinação e de altura e controle longitudinal manual (para redução de peso)  disponibilizados de série. Podem ser selecionados outros bancos com maior apoio lateral, por exemplo, que garantem maior apoio em curvas feitas em alta velocidade.
 
F-Type S
 
*estimativas do fabricante
 
DESEMPENHO
  • Aceleração de 0 a 100 km/hora (segundos) 4,9
  • Velocidade máxima (km/h) 275
 
MOTOR
  • Cilindros/válvulas por cilindro 06/04
  • Diâmetro interno/curso (mm) 84.5/89
  • Capacidade (cc) 2.995
  • Potência máxima 380 cv a 6500 rpm
  • Torque máximo 460 Nm a 3500-5000 rpm
  • Taxa de compressão 10.5:1
  • Transmissão Quickshift 8 velocidades
  • Tração Traseira
 
PESO
  • Peso sem carga kg (lbs) 1.614
  • Peso bruto do veículo kg (lbs) 2.025
 
DIMENSÕES
  • Altura total (mm) 1.308
  • Distância entre eixos (mm) 2.622
  • Comprimento total (mm) 4.470
  • Largura total sem os espelhos (mm) 1.923
  • Largura total com os espelhos (mm) 2.042
  • Volume do porta-malas (litros) 200
  • Capacidade do Tanque (litros aprox.) 72
Potência
 
Com motor dianteiro e tração traseira, o F-Type foi desenvolvido para proporcionar puro prazer de condução e prestações excepcionais. Para o lançamento do F-Type, serão disponibilizadas três versões: F-Type, F-Type S e F-Type V8 S. Os três se distinguem pela potência dos seus motores supercharged à gasolina, porém, todos eles dispõem do mesmo sistema inteligente stop/start para maximizar sua eficiência.
 
O F-Type V8 S acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e faz a velocidade máxima de 300 km/h. O F-Type S V6 de 380 CV acelera de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos e atinge 275 km/h, enquanto os valores para o F-Type são 5,3 segundos e 260 km/h. As duas versões S dispõem de um diferencial de autoblocante, o V6 de tipo mecânico e o V8 eletrônico, que maximiza a tração e o prazer de condução. Os modelos S apresentam ainda um sistema de “escape ativo” e o programa opcional configurable dynamics. Eles permitem ao condutor adaptar diversas das características do veículo às suas preferências pessoais e incluem cronômetro e uma função que mede as forças G de aceleração lateral e longitudinal.
 
“Com o F-Type, a equipe de engenharia da Jaguar centrou-se em proporcionar o maior prazer de condução esportiva de sempre. Para torná-lo realidade, todos os engenheiros tiveram objetivos muito difíceis de ser atingidos. Todos foram cumpridos e, em muitos casos, ultrapassados. O F-Type é um veículo que proporciona precisamente os principais atributos esportivos que pretendíamos”, conclui Ian Hoban, diretor da linha de veículos Jaguar.

 




AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Mais. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Mais poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.